São Paulo, quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

YouTube já conta com videoclipes interativos

DA REPORTAGEM LOCAL

O YouTube já chegou à era da interatividade. Em junho, foi lançada uma nova ferramenta do site que permite a criação de vídeos em que o usuário pode clicar e, na prática, mudar o rumo de uma história.
O recurso, chamado Anotações, é utilizado para agregar informações aos filmes, que podem ter balões de diálogo, informações escritas ou até links para outros vídeos. Tudo isso é mostrado enquanto o filme original é reproduzido, por um período de tempo determinado pelo dono da obra. Ele também escolhe onde as informações devem aparecer.
Entre os exemplos, há um pequeno truque de cartas de baralho, em que quem está fora da tela participa do espetáculo (tinyurl.com/magicatube).
Outro criador apostou no jogo de se esconder uma pedrinha embaixo de um copo e movimentá-lo simultaneamente a outros dois recipientes iguais, para que a audiência descubra sob qual copo está a pedra. Veja em tinyurl.com/pedratube.

Abraçando o mundo
Quem quer ver uma demonstração mais complexa da ferramenta deve assistir ao vídeo da campanha do abraço gratuito, que prega o ato como uma forma de tornar o mundo mais caloroso. A obra faz uso de um mapa com links, entre outras surpresas. Veja em tinyurl.com/hugtube.
Algumas pessoas aproveitaram o novo recurso para ensinar como outros usuários podem fazer suas próprias anotações. Para isso, basta ter uma conta no site; para editar um clipe, é necessário que ele já tenha sido enviado ao YouTube. Em tinyurl.com/tutorialtube é possível assistir a um passo-a-passo detalhado, em inglês.
As anotações não são coladas ao arquivo do filme. Ou seja, ainda é possível assistir a eles na forma original. Nos clipes que usam o recurso, ao lado da barra de reprodução, aparece um pequeno triângulo. Basta clicar nele para que as marcações não apareçam.

Legendas
Recentemente, o YouTube passou a aceitar legendas nos filmes. O usuário pode colocar as palavras em mais de um idioma, como mostra um vídeo da BBC (tinyurl.com/bbctube). Os arquivos de legenda são do tipo SUB e SRT, dois formatos muito usados para esse tipo de conteúdo na internet. (GVB)


Texto Anterior: Envie recados em vídeo para amigos
Próximo Texto: TV on-line: Joost agora pode ser visto do navegador
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.