São Paulo, quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Teste avaliou utilização por longo tempo

CONEXÕES > Celulares com tecnologia Bluetooth podem ser usados como modem para acessar a internet pelo notebook

DA REPORTAGEM LOCAL

Além da velocidade, a estabilidade de uma conexão com a internet é importante. Ainda mais quando um download interrompido no meio do caminho significa não só tempo perdido, mas também dinheiro, já que quase todos os planos cobram pelo tráfego.
As conexões dos minimodems usados pela Folha tiveram uma ligação consistente com a internet. Mesmo com o sinal de recepção a 52%, o minimodem da Claro só perdeu o contato com a internet quando o usuário mandou. E mesmo com esse índice, a velocidade da conexão permitiu que um vídeo do YouTube tocasse praticamente sem interrupções.
Os aparelhos também funcionaram dentro de um carro em movimento nos testes feitos pela Folha na cidade de São Paulo. A velocidade da conexão, ainda que menor que a banda larga, surpreende -é a internet sem fio e móvel.
Outra forma de conexão móvel para notebooks são os cartões PCMCIA, que possuem as mesmas funcionalidades e operam na mesma rede que os produtos testados.
A diferença é que a entrada para esses cartões não é tão onipresente nos notebooks como a conexão USB, e praticamente inexistente em computadores de mesa. Ou seja, o minimodem USB é um equipamento mais versátil.
Por exemplo, todos os notebooks anunciados nos sites da Positivo, da Dell e da HP têm porta USB.
As três empresas, segundo a Gartner, foram as principais responsáveis pelo aumento de 84% na venda de laptops no mercado latino-americano no segundo trimestre de 2007, Brasil à frente.

Bluetooth
É possível conectar um celular com Bluetooth a um notebook com a tecnologia, mas o processo é complicado -desde a conexão até entender como funciona a cobrança. Para quem pretende usar só eventualmente conexão móvel, e já tiver um celular, vale a pena consultar os planos do tipo oferecidos. (GVB)


Texto Anterior: Acontece na internet
Próximo Texto: Sites geram muito tráfego sem "esforço"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.