São Paulo, quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo Ubuntu é fácil de instalar

Versão 7.10 orienta usuário para que ele não apague o disco acidentalmente

CAMILA RODRIGUES
DA REPORTAGEM LOCAL

A versão 7.10 do Ubuntu (www.ubuntu-br.org), sistema operacional gratuito baseado em Linux, foi lançada na última quinta-feira e está mais fácil de ser instalada em uma máquina que possua tanto Windows Vista quanto XP. Agora ele é compatível com o sistema de arquivo usado pela Microsoft, o NTFS. Por isso, ao instalar, você não precisa ter medo de apagar o disco inteiro e perder tudo.
Primeiramente, escolha a partição ou o disco em que quer instalar o sistema. Em seguida, opte pelo item "Guiado -redimensionar SCI (0,0,0), partição #1(sda) e utilizar o espaço liberado". Automaticamente, o Ubuntu reservará para si metade da partição.
Em nossos testes com o XP, usamos uma partição de disco de 40 Gbytes; o Windows e o Linux ficaram com 20 Gbytes cada um -o suficiente para o último processar com rapidez e pouco para o sistema da Microsoft suportar a instalação de todos os programas necessários.
Isso porque o Ubuntu ocupa 500 Mbytes e já vem com software para escritório, torrent, tocadores de vídeo e música, jogos, mensageiro instantâneo e leitor de PDF, entre outros.
Já o Windows, sem o Office e nenhum software instalado, ocupa 2,3 Gbytes de sua partição; ao instalar somente a suíte de escritórios, seriam ocupados cerca de 300 Mbytes.
Os mais desconfiados podem testar ou mesmo usar o sistema operacional a partir do CD, sem instalá-lo.
Outra novidade em relação à versão 7.04 é a Deskbar Applet na configuração-padrão. Essa é uma busca personalizável que retorna resultado tanto de sites como Google e Yahoo quanto do próprio computador.
A área de trabalho do Ubuntu é tão bonita quanto a do Vista, e os recursos do sistema estão dispostos de forma mais organizada. Além disso, os softwares são mais fáceis de instalar e desinstalar.
É possível ler e salvar documentos em qualquer formato do Microsoft Office por meio do OpenOffice -mas o inverso não acontece.
É preciso instalar o plug-in GStreamer para escutar músicas e assistir a vídeos em formatos proprietários, como DIVX, WAV e MP3.

Wubi
O Ubuntu conta com uma versão não oficial ainda mais simplificada, o Windows Ubuntu Installer (Wubi, wubi-installer.org), que permite instalá-lo e removê-lo como qualquer outro software, sem a necessidade de CD. Sua versão 7.10 está em fase de testes.


Texto Anterior: Arquivos RAR guardam documentos compactados
Próximo Texto: Consumo: USBtudo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.