São Paulo, Quarta-feira, 24 de Novembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CANAL ABERTO José Antonio Ramalho

Programas para deficientes visuais

  "Sou deficiente visual (5% de visão) e tenho dificuldade para ler textos na tela do computador. Há algum software que possa ler os textos para mim? Outra dúvida: quais as perspectivas para o futuro da profissão de web designer?"
Celso Gonçalves Ferreira

Resposta
A IBM acaba de lançar o "ViaVoice", um programa que transforma voz em texto e executa comandos ativados por voz. Ele pode ser encomendado na loja virtual da IBM (www.br.ibm.com/shop) e deverá estar nas lojas em dezembro. O preço da versão standard é de R$ 149.
Sobre a sua segunda dúvida, um web designer é uma combinação de programador visual com técnico em informática.
Para ter sucesso nessa carreira é mais importante desenvolver as habilidades gráficas do que as técnicas.
A pessoa deve aprender a usar programas de tratamento de imagem como o "PhotoShop" e "Corel Draw" e a linguagem "HTML", que é a base da criação de páginas na Internet.
A partir daí surge uma infinidade de opções, linguagens ou ferramentas de desenvolvimento que podem ser escolhidas para criar páginas sofisticadas.
Entre elas, há o "FrontPage", da Microsoft -para edição e manutenção de páginas-, e a linguagem "Java Script", usada para criar páginas dinâmicas na Internet.
Tudo depende do ponto ao que o web designer quer chegar. Nisso podemos incluir a integração de banco de dados com a Internet, o que demanda conhecimentos mais específicos.



Correspondência
E-mail: canalaberto@uol.com.br
Fax: 0/xx/11/223-1644
Correio: cartas para Folha Informática, al. Barão de Limeira, 425 4º and. CEP 01202-900, São Paulo - SP




Texto Anterior: Planilha on line - José Antonio Ramalho: "BrainMatter" inicia nova geração de soft
Próximo Texto: Eliminação de programas
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.