São Paulo, Quarta-feira, 24 de Novembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANILHA ON LINE

"BrainMatter" inicia nova geração de soft

JOSÉ ANTONIO RAMALHO
especial para a Folha

Nem Bill Gates nem Scott McNeally. Na desenfreada luta pela Internet, as grandes empresas parecem mais preocupadas em garantir posições, deixando de lado a tecnologia. Abrem espaço para pequenos empreendedores, com a Halfbrain.com (em inglês, meio cérebro), que desenvolveu uma planilha eletrônica baseada na Internet.
É a "BrainMatter", apresentada como a primeira aplicação "webtop" -o apelido é em oposição a "desktop" e reforça a característica de o produto ser baseado na rede, sem precisar ficar armazenado no seu computador.

Como funciona
No site www.halfbrain.com, o internauta pode testar on line a versão beta da "BrainMatter" (o nome é outra brincadeira; poderia ser livremente traduzido como massa cinzenta, a matéria do cérebro), escrita totalmente na linguagem "DHTML".
Depois de o usuário se registrar no site, ganha uma área para gravar suas planilhas. Tudo é feito dentro do browser. Não é necessário fazer nenhum tipo de download.
Trabalhar totalmente em rede é uma experiência nova. Aqui, nada mais certo do que ser prudente e salvar o trabalho de tempos em tempos para evitar uma queda de linha telefônica.
A planilha tomou emprestada a aparência dos produtos da Microsoft e vai mais além. Usando o menu File Transfer, é possível exportar e importar planilhas para o "Excel" da Microsoft.

Suporte ao "Excel"
Atualmente, apenas o formato Excel 2000 html é suportado, e em nossos testes a exportação funcionou adequadamente. Para importar uma planilha "Excel", ela deve ser salva usando a opção Salvar como página Web.
A "BrainMatter" suporta a maioria dos recursos de formatação do "Excel", como cor de célula e de texto, bordas, alinhamento e largura de coluna.
Além das tradicionais funções matemáticas, estatísticas e financeiras, o usuário conta com funções especiais que utilizam recursos da Internet, como a Currency, que faz a conversão de duas moedas usando a cotação do dia especificado, e a Quote, que traz a cotação de ações específicas.
Nossa avaliação da planilha é bastante positiva, ainda mais considerando que essa é uma versão de teste (beta).
Como trabalha totalmente dentro do navegador, na máquina do usuário a planilha é igualmente veloz numa conexão lenta de 28 Kbps ou numa rápida linha ISDN. O que vale é o processador da máquina do internauta.
A empresa Halfbrain não tem como atrativo apenas a planilha. Ela oferece ainda um conjunto de soluções para quem precisa desenvolver modelos matemáticos para diversas áreas.


Texto Anterior: Rede nacional
Próximo Texto: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Programas para deficientes visuais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.