São Paulo, Quarta-feira, 24 de Novembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EVENTO

Novos aparelhos vêm facilitar acesso à rede

Reuters
John Chambers, presidente da Cisco Systems (à esq.), observa com um consultor técnico uma bomba de gasolina que possibilita ao usuário checar condições do tempo quando estiver na estrada


das agências internacionais

Computadores pessoais não são mais o destaque principal de feiras. O que interessa, agora, é fabricar qualquer tipo de aparelho que facilite ao máximo o acesso à Internet.
O Web Companion, mostrado por Bill Gates, mostra essa tendência. Acer e IBM já disseram que estão desenvolvendo aparelhos especiais para o acesso direto do usuário ao portal do MSN Network -sem a preocupação de uso de browsers, softwares ou plug-ins especiais.
Intel, HP e AMD estão investindo em aparelhos com conexões USB e em mecanismos de "instant on": formas mais rápidas e simples de ligar e desligar o computador (em cerca de cinco segundos). Os projetos Easy PC Home, da Intel, EasyNow, da AMD, e e-PC, da Hewlett-Packard, marcam o início da nova fase de pensar o computador pessoal.
O e-PC, por exemplo, é um pouco maior do que um tijolo e vem com drive de CD-ROM do lado de fora. Por dentro dele, conexões USB.
Além disso, uma série de novos aparelhos portáteis sem fio, como os micros de mão e também os celulares, estão sendo exibidos com cada vez mais recursos de acesso à rede. A Motorola mostrou seu PageWriter 2000X, que navega na Internet e manda e-mails. Custa US$ 400.
"A tendência é que os miniportáteis sejam complementares ao computador de mesa e, também, concorrentes", disse Kevin Hause, analista de consumo do International Data Corp.
O IDC prevê que a venda desses aparelhos vai ultrapassar a de PCs em 2001. As projeções são de que os consumidores vão comprar cerca de 13 milhões de PCs e 16 milhões de miniaparelhos naquele ano.


Texto Anterior: HP se volta para a rede
Próximo Texto: Veja opções para Macs
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.