São Paulo, Quarta-feira, 24 de Novembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVALIAÇÃO

"ViaVoice" entende ditados em português

ARMANDO DE OLIVEIRA FORTUNA
especial para a Folha

Nos filmes de ficção científica, são comuns as cenas em que uma pessoa dá ordens ao computador. Nesses filmes, a operação do computador se torna bem mais fácil quando os atores não ficam limitados ao teclado e ao mouse.
De volta à realidade, o programa "ViaVoice", em fase de lançamento pela IBM no Brasil, permite controlar o computador por voz. É possível até, com alguma prática, navegar pela Internet sem pôr as mãos no teclado.
É uma ferramenta com bastante potencial para pessoas que tenham algum tipo de deficiência física ou enfermidade e que sintam dificuldade em usar o mouse e/ou o teclado. Na verdade, pode ser utilizado em qualquer aplicação que exija o controle do computador enquanto as mãos do usuário estão ocupadas.
Nos EUA, o "ViaVoice" é comercializado em quatro versões: Pro, Web, Standard e Personal. Uma versão para Macintosh estará, em breve, disponível. Embora seja voltado ao ambiente "Windows", a IBM lançou, também, bibliotecas de reconhecimento e síntese de voz para "Linux".
A versão Pro é a mais completa, combinando as capacidades das outras versões. No Brasil, o programa é comercializado em duas versões: a Standard e a Pro, esta última recebida para testes.
A versão Pro possui mais recursos que a versão Standard. Mas a principal diferença entre elas é que a Pro permite a conversão de palavras em texto diretamente para as aplicações de usuário. A versão Standard permite somente a transcrição de texto em um editor que acompanha o programa.
A versão testada do "ViaVoice" foi desenvolvida especialmente para o português do Brasil e faz o reconhecimento de palavras acentuadas.
Um conjunto de microfone e alto-falantes, semelhante ao usado por telefonistas, acompanha o programa.
Apesar de o "ViaVoice" poder ser utilizado com microfones gerais de boa qualidade, o que vem com o programa permite uma operação mais confortável do que aquela possível com um microfone convencional.

Instalação
A instalação do "ViaVoice" ocorreu sem problemas. O programa foi instalado em um computador Pentium II de 450 MHz com "Windows NT" 4 e placa de som SoundBlaster AWE64. Também foi testado em um Pentium III de 450 MHz com "Windows 98" e uma SoundBlaster 16. Os dois computadores têm 128 Mbytes de memória.
Como parte do processo de instalação, o usuário deve treinar o "ViaVoice" para reconhecer o seu modo de pronunciar as palavras. Isso é feito a partir da leitura de trechos de obras literárias, a partir da tela do computador.
Essa forma de treinamento é semelhante à de outros programas de reconhecimento de comandos para PC. A diferença é que o "ViaVoice" não pede que você pronuncie os comandos, um por um, mas palavras gerais, que ele combina quando ouve um comando para executar o que foi dito. Dessa forma, o "ViaVoice" consome mais processamento do que outros programas de controle de voz, mas, ao mesmo tempo, é mais versátil.
Os trechos a serem lidos são curtos (10 a 20 minutos). Após o final da leitura, o programa compara o texto escrito com o que foi verbalizado, para aprender a pronúncia particular do usuário. Esse processamento levou cerca de nove minutos em um Pentium III de 450 MHz.
Finalizada a instalação, o programa pode operar em conjunto com mouse e teclado ou, dependendo do aplicativo, substituindo um ou outro desses dispositivos.
A operação do "ViaVoice Pro" não apresentou dificuldades. O programa apresenta uma barra com os principais comandos. Nessa barra é exibida, também, uma transcrição do comando que o "ViaVoice Pro" ouviu do usuário. Caso o programa não entenda o comando dado, ele solicita que você verbalize o comando, que, então, é gravado.
O "ViaVoice" pode beneficiar, principalmente, deficientes físicos ou pessoas que tenham dificuldade no manuseio do teclado e/ou mouse e que, por isso, até agora não tenham podido usar computadores pessoais.


Texto Anterior: Viagens: Estudantes criam site de turismo
Próximo Texto: Programa é versátil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.