São Paulo, Quarta-feira, 24 de Novembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa é versátil

especial para a Folha

Os principais atrativos do "ViaVoice" são a transcrição da fala diretamente para a aplicação do usuário e uma ferramenta que permite o controle do mouse por comandos de voz.
A primeira é útil quando se deseja enviar textos a uma programa, como ditar uma carta para um editor de textos. A segunda permite, a princípio, navegar pela Internet sem tocar no mouse, pois comandos como "clicar" e "mover o mouse" podem ser executados a partir de simples comandos de voz.
O "ViaVoice Pro" se adapta diretamente ao "Microsoft Office 97" ou "2000", permitindo que o "Word" seja utilizado para a transcrição de dados.
Mesmo em um Pentium III de 450 MHz, é perceptível o atraso de um segundo entre a fala do texto e sua transcrição. Isso dá uma medida de sua necessidade de processamento e do tipo de máquina necessária para obtenção de um bom tempo de resposta.

Diferenças de operação
Dois pontos devem ser ressaltados. O primeiro é que, dependendo do nível de treinamento do "ViaVoice" para reconhecer a pronúncia do usuário e de como o usuário pronuncia as palavras, podem existir erros no texto transcrito, obrigando a uma revisão posterior.
O segundo é que o controle do micro por voz é um processo lento, especialmente pelo processamento necessário para interpretar os comandos. É bem mais rápido mover o mouse com a mão do que mandar que ele se mova: antes terminar de dizer "mover para a esquerda", por exemplo, você já teria executado a ação.
Isso não é um ponto negativo do programa. É apenas uma característica das diferentes formas de comunicação com o computador. Quando não se tem um mouse por perto, como acontece nos notebooks com touchpads, o controle do micro via voz se torna um recurso bastante atrativo.
O "ViaVoice" funciona também com os microfones normalmente encontrados em kits multimídia. A operação é mais confortável e menos sujeita a erros, porém, com o uso do microfone que acompanha o programa.
O "ViaVoice Pro" não tem perfil de aplicação de uso geral. Seu reconhecimento de comandos permite usar o computador praticamente sem as mãos. A capacidade de transcrição de textos é uma ferramenta específica, que tem seu nicho nas aplicações em que, com as mãos ocupadas, a pessoa necessite da transcrição de uma fala.


Armando de Oliveira Fortuna é mestre em computação pela Unicamp e PhD em computação pela Universidade de Manchester, Inglaterra. Trabalha em programação paralela e orienta alunos de pós-graduação no Departamento de Ciências de Computação e Estatística da USP/São Carlos.

E-mail: fortuna@lcad.icmc.sc.usp.br


Texto Anterior: Avaliação - Armando de Oliveira Fortuna: "ViaVoice" entende ditados em português
Próximo Texto: Notas
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.