São Paulo, quarta-feira, 24 de novembro de 2004

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ENTREVISTA

Experiência pioneira é de 2000

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Até o momento ninguém foi declarado oficialmente inventor dos videoblogues, mas pelo menos três pessoas reivindicam o título. Jeff Jarvis, do Buzzmachine.com, Glenn Reynolds, do Instapundit.com, e Adrian Miles, do Vlog 2.1 (hypertext.rmit.edu.au/vog/vlog). Todos brigam pelo título de primeiro internauta a publicar vídeos em um diário on-line.
Nos registros do mecanismo WayBack Machine (www.archive.org), que armazena cópias de versões antigas de páginas da web, o Vlog 2.1 apresentou uma página com as características de um videologue em maio de 2001, enquanto que os registros mais antigos do Instapundit.com são de maio de 2002 e os do Buzzmachine.com são de janeiro do mesmo ano.
O sistema do WayBack Machine é sujeito a falhas nos registros, pois não armazena diariamente o conteúdo de todos os sites. Apenas Miles tem sua suposta descoberta documentada com links e vídeos (com data de novembro de 2000) e diferencia um blogue com vídeo de um videoblogue ou de um vlog, como ele o chama.
Tudo começou com uma filmagem da janela de seu escritório, na Austrália, feita no dia 27 de novembro de 2000. Desde então, Miles se especializou no estudo de novas mídias pelo Royal Melbourne Institute of Technology, escreveu um manifesto sobre os videoblogues e publicou centenas de vídeos em seu site. Em entrevista por e-mail para a Folha, Miles comentou quais foram suas intenções em 2000 e deu suas opiniões sobre o futuro dos videoblogues.(JB)
 

Folha - Quando e como o senhor teve a idéia de colocar vídeos em um blogue?
Adrian Miles -
Comecei com blogues entre 1998 e 1999, mas não sabia bem o que fazer com eles. Em 2000, imaginei que poderia incluir vídeos neles e explorar a possibilidade de mostrar coisas diferentes, como fotos, sons e imagens em movimento ao mesmo tempo. Isso tornaria os vídeos parte do conteúdo dinâmico e faria com que eles, assim como os textos, servissem como links de uma página para outra.

Folha - A internet já oferece boas condições para exibição de vídeos?
Miles -
As tecnologias de banda larga são boas até o ponto em que a internet atual suporta. Vídeos de boa qualidade já podem ser produzidos e exibidos com resolução de 320x240 pixels tranqüilamente. No entanto, novas técnicas, como o BitTorrent e os subscriptions feeds, poderão contribuir para uma melhor distribuição de conteúdo. Por isso, creio que dentro de cinco anos, provavelmente, estaremos fazendo tudo de uma forma diferente da que fazemos agora.

Folha - Que conselhos o senhor dá para quem pretende criar um videoblogue?
Miles -
Não confunda o videoblogue com um programa de TV ou com um filme. Pense que eles são mais parecidos com comerciais de 30 segundos. Não há problema em narrar sua vida pessoal, mas tente fazê-lo de uma forma mais interessante. Você não precisa utilizar equipamentos caros. Os modelos atuais de câmeras digitais já vêm com funções para gravação de vídeo. Aliás, ter limitações é bom para manter disciplina e não criar vídeos com uma hora de duração.

Folha - Algum dia os videoblogues serão tão populares quanto os blogues e fotoblogues?
Miles -
Creio que os blogues de texto sempre serão mais numerosos. Existem mais pessoas que escrevem diários do que pessoas que fotografam ou filmam, e isso continuará. Por outro lado, os videoblogues se tornarão uma parte significante das páginas pessoais quando as pessoas começarem a compartilhar seus vídeos caseiros. No campo da criatividade, os videoblogues também apresentam muitas possibilidades. A interatividade pode, por exemplo, evitar que o usuário precise parar todas as outras coisas que está fazendo para ver um filme inteiro em tela cheia.

Folha - Qual a nomenclatura que o senhor considera correta: videoblogue ou vlog?
Miles -
Isso ainda não está claro. Eu comecei o primeiro blogue com vídeo e batizei o processo de vogging. Eu também escrevi um manifesto sobre o que o vogging deveria ser e, naquele momento, pensei que eles seriam blogues com alguma forma de vídeo interativo, diferentes dos videoblogues, que são apenas blogues com vídeos comuns, que não apresentam nenhuma interação.


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