São Paulo, quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Megalomania levou ao nome Google

TUDINHO >> Batismo considera objetivo da empresa de organizar a informação do mundo; Yahoo! tem origem controversa

DA REPORTAGEM LOCAL

Google é que nem Bombril. Além de ter mil e uma utilidades, caiu no imaginário de usuários e virou referência. O nome da empresa foi até dicionarizado -e pelo prestigioso "Oxford English Dictionary".
A idéia para o nome da empresa surgiu quando Larry Page e Sergey Brin desenvolviam o projeto acadêmico que deu origem ao buscador. "Eles queriam dizer que a pesquisa seria capaz de juntar um sem-número de informações", explica Félix Ximenes, diretor de comunicação do Google Brasil.
Foi então que receberam a sugestão de fazer um trocadilho com a palavra "googol", expressão matemática que designa o número representado por um seguido de cem zeros. O uso do termo, diz o Google, reflete a missão da empresa de organizar o enorme montante de informações disponíveis na internet e no mundo.
Já a escolha do nome Yahoo! tem explicações diversas. A oficial é que os fundadores David Filo e Jerry Yang usaram as iniciais de Yet Another Hierarchical Officious Oracle, que significa algo como uma forma alternativa de classificar a hierarquia dos dados.
"Mas eles insistem que escolheram o nome inspirado no livro "As Viagens de Gulliver", que tem um povo chamado Yahoo, que é rude e imperfeito", afirma Fábio Boucinhas, diretor de produtos do Yahoo! Brasil. "Há quem diga, também, que o nome foi inspirado em um leite achocolatado, chamado Yoho, que eles tomavam na época", completa.

Roxo
A cor roxa característica da marca, diz Boucinhas, foi escolhida por acaso. "Ao contrário do que muita gente pensa, não houve análise de cores, de marketing. Foi simplesmente porque, na horas em que eles estavam pintando o escritório, a tinta mais barata era a roxa."
A escolha do nome de produtos do Google segue lógicas distintas, segundo Ximenes. "Os nomes nascem de uma preferência de um programador, de uma brincadeira."
O nome do serviço de fotografias Picasa (picasa.google.com.br), por exemplo, teve origem numa brincadeira entre imagem [picture] e o pintor Pablo Picasso.
O Android, sistema operacional para telefones desenvolvido por um grupo liderado pelo gigante das buscas, ganhou esse nome porque Andy Rubin, um dos principais engenheiros do projeto, é aficionado por robôs. "Ele tem uma coleção gigantesca de bonecos, também mexe com robótica", acrescenta Ximenes.
No entanto, de acordo com a revista "Business Week", a origem do nome é bem menos lúdica e teve origem quando, em 2005, o Google comprou uma desenvolvedora de softwares para celular chamada Android.
Já o navegador Chrome teve origem na linguagem de programadores. A palavra chrome se refere a uma parte do navegador. "Eles queriam um navegador que fosse o mais leve, com poucos menus, poucos botões. Um navegador que fosse só o "chrome" dele", diz.

Mundo Yahoo!
O nome do site de fotos do Yahoo!, o Flickr (www.flickr.com), teve origem no "flick" que a foto faz. "A expressão faz sentido em inglês. Aí colocaram o a letra "r" para formar o verbo", afirma Boucinhas.
Já o mecanismo de buscas Cadê?, que era bastante popular nos primórdios da internet, teve origem no caráter intuitivo das pesquisas. "Acho que é o melhor nome que alguém pode ter dado para um mecanismo de busca", diz. (DANIELA ARRAIS)


Texto Anterior: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Edite fotografias no navegador
Próximo Texto: Habbo e Club Penguim investem em simplicidade para atrair crianças
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.