São Paulo, quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Orkut é xará do homem que o criou

DA REPORTAGEM LOCAL

A explicação sobre o Orkut é a mais simples possível. Rede social mais popular no Brasil, ela ganhou o nome do próprio criador, o engenheiro turco Orkut Büyükkokten.
Já o Facebook, originalmente, chamava-se TheFacebook. Porém o nome já havia sido registrado e restou ao fundador, Mark Zuckerberg, buscar uma alternativa. A idéia do então estudante e hoje bilionário era conectar universitários da Harvard. Aos poucos, estudantes de outras universidades foram se juntando.
Em 2005, Zuckerberg comprou o domínio Facebook.com e passou a disseminar, entre universitários, a idéia de fazer um "on-line yearbook" -popular nos Estados Unidos, esse tipo de livro reúne fotos, depoimentos e lembranças do ano escolar.
Já a marca MySpace tem uma origem prosaica. Trata-se do nome de um domínio que Chris DeWolfe, um dos criadores do site, havia comprado para armazenar dados.
O nome do Twitter (www.twitter.com) surgiu por uma analogia feita pelos criadores Jack Dorsey e Biz Stone. O serviço, em que usuários postam mensagem curtas, lembrou a eles o modo como os pássaros se comunicam. "Pequenas explosões de informação. Todo mundo está gorjeando, tendo bons momentos", disseram em 2006. (DA)


Texto Anterior: Fãs tentam desvendar mistérios da Apple
Próximo Texto: Diversão: Veteranos e estreantes brilharam em 2008
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.