São Paulo, quarta-feira, 25 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARMAZENAMENTO

Armazenando os dados verticalmente, empresa produziu miniaparelho que pode arquivar 120 Gbytes

Técnica amplia capacidade de disco rígido

DA ASSOCIATED PRESS

Graças a uma nova tecnologia, a fabricante de hardware Seagate (www.seagate.com) conseguiu superar um obstáculo que era considerado o maior entrave para a expansão da capacidade dos discos rígidos. A técnica consiste em alinhar de forma vertical os bits armazenados e, dessa forma, aumentar a densidade dos discos sem danificar dados.
O primeiro fruto da inovação é o Momentus 5400.3, um modelo de 120 Gbytes que mede 2,5 polegadas e custa US$ 325.
De acordo com o porta-voz da Seagate, Mike Hall, além de menores, os drives com armazenamento vertical são mais eficientes porque dispensam componentes adicionais. "Se você reduz a lista de componentes, você também reduz o consumo de energia e o calor interno", explica Hall.
Os próximos lançamentos da Seagate deverão ser discos rígidos de uma polegada para micros de mão e modelos de 3,5 polegadas para computadores de mesa. Todos deverão ter mais de 100 Gbytes de espaço.
Desde o lançamento do primeiro disco rígido, em 1956, os bits são dispostos em superfícies horizontais, giratórias e achatadas. Para aumentar o espaço desse dispositivo, ao longo dos anos os engenheiros diminuíram o tamanho das partículas magnéticas que "carregam" os dados.
Com os drives atuais superando os 500 Gbytes de espaço, porém, a miniaturização chegou ao limite. Criar partículas menores poderia interferir no funcionamento dos dispositivos e causar resultados desastrosos para os arquivos.
Guardar os bits de forma vertical, por outro lado, permitiu aproveitar mais os discos, liberando espaço em suas superfícies.


Tradução de Juliano Barreto

Texto Anterior: Mochilas solares abastecem portáteis
Próximo Texto: Cartões podem ganhar censura
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.