São Paulo, quarta-feira, 25 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cartões podem ganhar censura

DA REPORTAGEM LOCAL

Os cartões do padrão SD, que são usados em aparelhos como câmeras digitais, toca-MP3 e micros de mão, deverão ganhar melhorias importantes ainda no primeiro semestre deste ano.
Segundo a SD Card Association (www.sdcard.org), que é responsável pelas inovações do formato, os novos cartões romperão a barreira atual dos 2 Gbytes de capacidade e deverão ser divididos em três categorias.
A SD-Video é a mais promissora entre elas, pois promete mais espaço para guardar dados e velocidade de transferência suficiente para exibir imagens com qualidade equivalente a MPEG-2.
O outro cartão especial será o HD-Audio, que apresenta como novidade um mecanismo para proteção de direitos autorais chamado CPRM. O terceiro tipo de mídia será o SD-Binding, para uso em telefones celulares e outros dispositivos portáteis.
A SD Card Association informou que todos os padrões terão características que atendem aos critérios do SDHC Memory Card (do inglês, SD High-Capacity).
Sites dedicados a resenhas de dispositivos digitais, como o Gizmondo (us.gizmondo.com) e o Pocket PC Thoughts (www.pocketpcthoughts.com), receberam as novidades com algumas críticas. Entre elas, a mais enfática foi sobre a possibilidade de que os padrões SD-Audio e SD-Video limitem o transporte de arquivos devido aos mecanismos contra pirataria. (JB)


Texto Anterior: Armazenamento: Técnica amplia capacidade de disco rígido
Próximo Texto: Primeiras impressões: Gravador portátil captura TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.