São Paulo, quarta-feira, 25 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRODUTIVIDADE

Suíte lançada pela Corel é opção ao Office

Novo pacote para escritório aposta em conectividade com a internet

DA REPORTAGEM LOCAL

O mercado dos pacotes de programas de produtividade, que é liderado com folga pela Microsoft, ganhou uma opção na última semana. Trata-se do novo Corel Word Perfect X3, uma suíte com processador de textos (WordPerfect), editor de planilhas (Quattro Pro) e programa de apresentações (Presentations), que agora passa a ter um soft para ler e-mails.
As diferenças entre o novo WordPerfect e a sua última versão (12) são consideráveis, mas não mudaram as principais qualidades e defeitos do programa.
Os atrativos que merecem destaque são a compatibilidade com documentos do Microsoft Office, o preço mais baixo que o do pacote da Microsoft e o pouco espaço que ocupa em disco. Mas a falta de intuitividade para acessar funções avançadas e o conservadorismo na aparência do programa são defeitos que permanecem.
Assim, o Corel continua sendo páreo para o StarOffice, da Sun, e para o gratuito OpenOffice.org, mas segue distante do Microsoft Office em relação à eficiência das ferramentas e à facilidade de uso.

Mais conectado
Uma das funções novas do pacote X3 é a presença de uma leitor de e-mails integrado aos programas. Com poucos cliques, é possível enviar documentos, mas o WordPerfect Mail vai além.
O soft exibe notícias de fontes RSS e tem filtro contra spam. Mais uma ligação da suíte de escritório com a rede é a barra de buscas do Yahoo!, que vem embutida no processador de textos e permite fazer pesquisas clicando com o botão direito do mouse.

Boa adaptação
Além da compatibilidade total com documentos do Word, do PowerPoint e do Excel, o Word Perfect X3 tem opções úteis para lidar com arquivos PDF. Os programas podem editar textos nesse formato e criar índices com links para um determinado trecho do texto. O uso de metadata, informações de referência embutidas nos arquivos, também agregou qualidades ao WordPerfect.
Ao abrir um documento, é possível esconder e mostrar comentários e detalhes. Um exemplo: um trabalho escolar poderia conter anotações e também registrar as últimas ações do usuário, deixando as funções Desfazer e Refazer ativadas, mesmo depois que o documento foi fechado.
A versão Standard do pacote custa US$ 299, tem uma versão para testes por 30 dias no site www.corel.com e ainda não tem previsão oficial de lançamento para o mercado brasileiro.
Nos EUA, dependendo da versão escolhida, o WordPerfect X3 pode vir acompanhado de um editor de imagens, de um soft para montagem de vídeos ou de um dicionário eletrônico.
Os requisitos mínimos para usar o Corel WordPerfect X3 são: sistema operacional Windows XP, 2000 e 98 SE, 256 Mbytes de memória RAM e 575 Mbytes de espaço livre em disco. (JB)


Texto Anterior: Primeiras impressões: Gravador portátil captura TV
Próximo Texto: Pacote gráfico faz aposta em preços menores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.