São Paulo, quarta-feira, 25 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Gravador portátil captura TV

JULIANO BARRETO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os gravadores de DVDs são divididos em duas categorias de acabamento e mais duas para definir sua vocação principal. Eles podem ser externos ou internos e ter como especialidade a gravação de dados ou a captura de programas de TV.
O modelo externo GSA-5169D (R$ 799; br.lge.com), da empresa sul-coreana LG, que chega às lojas brasileiras ainda neste mês, mistura essas duas últimas categorias: pode gravar DVDs com dados do PC, via cabo USB, ou com vídeos, por meio de cabos RCA, usados por televisores e pelos mais diversos aparelhos de imagem digital.
Testado com exclusividade pela Folha, o GSA-5169D merece elogios pelo seu desenho e pela facilidade de uso. Sua pintura prateada combina com o acabamento dos toca-DVD convencionais e permite que o drive fique na sala sem estragar a decoração do ambiente.
Comparado a outras opções de gravador de DVD para captura de vídeo, o GSA-5169D ganha no preço, mas perde em sofisticação. Modelos como o Panasonic DMR-ES10PL-S e o Philips DVDR3355 custam R$ 999, mas podem agendar gravações automáticas e têm funções para conversão que usam formatos compactados de vídeo digital, como o DivX.
A própria LG também tem modelos de toca-DVD com função de gravação mais adequada para a captura de TV do que o GSA-5169D, que tem mais vocação para ser usado como drive externo de PC.
O maior ponto fraco do gravador, se comparado aos modelos especiais para captura de TV, é a dependência do PC. Apenas quando é conectado a um micro e com a ajuda do software One Touch, o GSA-5169D consegue executar a tarefa de copiar imagens da TV nos discos.
Além disso, o novo drive da LG não é capaz de tocar DVDs sem a ajuda de um computador, o que restringe sua utilidade na sala principal da casa.

Arroz com feijão
Como unidade de gravação para computadores, porém, o GSA-5169D faz mais do que é esperado de um gravador externo. Ele é compatível com os formatos mais populares, incluindo os DVDs de camada dupla, que são gravados com 8x de velocidade, e com os CD-Rs comuns, apesar de ser sensivelmente mais lento do que um modelo interno.
A transferência de dados é feita por meio de conexão USB 2.0 e a velocidade de gravação chega aos 16x, dependendo do formato de disco usado.
Devido a variações no desempenho do PC, as gravações podem demorar mais, mas, em média, o drive da LG conseguiu copiar 4,7 Gbytes em um DVD gastando cerca de 1h40.
O aparelho também é bastante silencioso e vem acompanhado do pacote de softs Nero, que contém programas com assistentes que facilitam a execução de tarefas, como a cópia de DVDs e a gravação de backups e de discos com músicas e vídeos.


Texto Anterior: Cartões podem ganhar censura
Próximo Texto: Produtividade: Novo pacote para escritório aposta em conectividade com a internet
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.