São Paulo, quarta-feira, 25 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sites oferecem abrigo a vídeo amador

ANICK JESDANUN
DA ASSOCIATED PRESS

No ano passado, Janelle Gunther filmou seus amigos participando de um número de dança improvisado no Ringling Bros. Circus, mas o videoclipe ficou guardado no PC dela até a semana passada. Foi quando Gunther passou a colocar conteúdo no site Vimeo (www.vimeo.com).
O serviço é uma das muitas opções para publicação e compartilhamento de vídeos amadores que surgiram na internet.
Atualmente não faltam opções de páginas que aceitam esse tipo de arquivo e, sem impor barreiras em relação aos direitos autorais, elas deverão tornar a publicação de vídeos tão comum quanto a publicação de fotos e de textos.
Boa parte das câmeras fotográficas digitais e dos telefones celulares vendidos desde 2004 é capaz de filmar. "As pessoas têm vídeos em todos os lugares e procuram um lugar para compartilhar isso", diz a executiva do site de publicação de filmes ClipShack (www.clipshack.com), Cynthia Francis. Agora, não é mais preciso gravar DVDs para mostrar o material para os seus amigos.
Graças às conexões rápidas com a internet, até o sistema de buscas líder, o Google, entrou nesse jogo com seu buscador especial (video.google.com).
Também ficou mais fácil ter uma audiência maior, e Gunther espera fazer dez vezes mais vídeos agora, assim como fez com as fotos depois que entrou no Flickr. "Finalmente tenho um lugar para colocá-los", diz a arquiteta.
O YouTube.com, líder na área de publicação de vídeos amadores, teve 3 milhões de visitantes no último mês de dezembro, de acordo com números do instituto Nielsen/NetRatings. O portal abriga 20 mil novos arquivos por dia. Entre eles, estão as cenas de um garoto de 12 anos marcando um gol e outro de uma mulher vomitando em frente ao espelho.
Há, porém, material mais bem editado e até com trilha sonora. O câmera Steve Silvestrini, de uma rede de TV da área de Bates City, começou a compartilhar suas filmagens no Natal e depois divulgou imagens de sua viagem para Amtrak. Um dos clipes teve mais de 10 mil visitas em duas semanas.


Tradução de Juliano Barreto

Texto Anterior: Internet: Internautas criam fototeca de Madonna
Próximo Texto: Saiba como participar do projeto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.