São Paulo, quarta-feira, 25 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERNET

Comunidade com imagens da cantora vira exemplo da onda de sites com classificação personalizada de conteúdo

Internautas criam fototeca de Madonna

Reprodução
No site, cada quadradinho (à esq.) dá acesso a fotos de Madonna


DA REPORTAGEM LOCAL

Esqueça os códigos robotizados que fazem o Google funcionar. Serviços que permitem publicar e organizar conteúdo de acordo com as palavras-chaves que você escolher são a nova febre on-line.
Com base em etiquetas (tags, em inglês), é possível navegar entre fotos que mostram a carreira de Madonna, ler as notícias dos blogs mais populares e compartilhar a sua lista de sites favoritos.
Tudo com pesquisas mais precisas e um toque personalizado.
Diferentemente dos sistemas usados por buscadores tradicionais, que varrem as páginas da internet automaticamente por meio de códigos, os sites de tagging contam com a classificação dos próprios donos do conteúdo -que é fornecido por qualquer internauta interessado, numa espécie de obra aberta cooperativa.
Serviços de listas de endereços favoritos on-line, como a Furl.net e a del.icio.us são exemplos dessa maneira de organizar páginas. Quando você adicionar um site na sua conta, será preciso escrever uma etiqueta para ele. Depois disso, você ou qualquer usuário poderá usar essa palavra para encontrar o seu endereço ou páginas com conteúdo parecido.
Outros exemplos do uso de tags são o portal especializado em blogs Technorati.com e o álbum de fotos digitais Flickr.com.
Quem apenas visita essas páginas em busca de material específico encontra um painel com as tags ordenadas de acordo com a popularidade de cada assunto.
No dia seguinte às declarações de Osama bin Laden, na semana passada, as etiquetas "Terrorism" e "War on Terror" eram mostradas em letras de corpo maior, enquanto "Mac" e "Poetry" permaneciam com o tamanho normal na lista Hot Tags do portal Technorati. (JB)


Texto Anterior: Canal aberto: José Antonio Ramalho
Próximo Texto: Sites oferecem abrigo a vídeo amador
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.