São Paulo, quarta-feira, 25 de março de 2009

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reportagem de capa

"Guerra" leva volume de discos às alturas

NO TALO Álbum mais recente do Metallica é tão alto que instrumentos acabaram distorcidos, afirmam fãs e especialistas

DA REPORTAGEM LOCAL

"Death Magnetic" (2008), o álbum mais recente do Metallica, foi recebido com resenhas favoráveis. Num aspecto técnico, porém, virou alvo de críticas pesadas: segundo fãs e especialistas, artifícios usados para fazer o disco soar mais alto acabaram por distorcer exageradamente o som dos instrumentos.
O caso é mais um capítulo da "loudness war" (guerra da altura). Trata-se de uma tendência, iniciada em meados da década de 1990, de produzir discos com volume cada vez mais alto e constante ao longo das faixas -o objetivo é prender a atenção do ouvinte, dividida entre múltiplas atividades simultâneas, como usar o computador.
Para entender o fenômeno, experimente ouvir um disco dos Beatles, produzido nos anos 1960, e, logo depois, um do Fall Out Boy, desta década -a diferença de volume é gritante.
O caso do Metallica se tornou ainda mais curioso quando fãs afirmaram que a versão do disco lançada no jogo Guitar Hero soa melhor do que o CD.
Um vídeo (tinyurl.com/metaldm) demonstra claramente as discrepâncias entre as versões -no Guitar Hero, é possível distinguir muito melhor cada um dos instrumentos, e o som dos pratos da bateria, por exemplo, é bem mais límpido.
"Temos que deter a guerra da altura antes que todo CD que ouvimos nos dê uma dor de cabeça nos primeiros três minutos", escreveu o engenheiro de masterização e produtor musical britânico Ian Shepherd em seu blog (mastering-media. blogspot.com).
(RAFAEL CAPANEMA)


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