São Paulo, quarta-feira, 25 de março de 2009

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Comércio digital é esperança da indústria

DA REPORTAGEM LOCAL

A venda de música digital, principalmente por meio de telefones celulares, é a aposta da indústria fonográfica diante da drástica redução das vendas de CDs nos últimos anos.
"No mercado digital brasileiro, a telefonia móvel aparece como o canal mais forte, com variados modelos de negócio, embora nos últimos anos as receitas vindas de internet tenham crescido", afirma Paulo Rosa, presidente da ABPD (Associação Brasileira de Produtores de Disco).
Fabricantes e operadoras de telefonia móvel têm lançado aparelhos abastecidos com músicas de artistas como Cláudia Leitte, Jota Quest e Madonna.
No Brasil, a pirataria pela internet já supera o comércio físico ilegal, afirma Rosa. "Considerando o crescimento do mercado de computadores pessoais nos últimos três anos, em conjunto com o incremento da oferta de conexões à internet por banda larga, temos a mais absoluta certeza de que a pirataria por internet é, em muito, superior à de CDs e DVDs no Brasil."
Rosa não acredita na extinção do CD, mas considera ser clara a atual predileção do consumidor pelo comércio digital. "O mercado físico vai continuar existindo, mas o digital vai crescer cada vez mais, com ofertas de música em variados formatos", conclui. (RC)


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