|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Comércio digital é esperança da indústria
DA REPORTAGEM LOCAL
A venda de música digital,
principalmente por meio de telefones celulares, é a aposta da
indústria fonográfica diante da
drástica redução das vendas de
CDs nos últimos anos.
"No mercado digital brasileiro, a telefonia móvel aparece
como o canal mais forte, com
variados modelos de negócio,
embora nos últimos anos as receitas vindas de internet tenham crescido", afirma Paulo
Rosa, presidente da ABPD (Associação Brasileira de Produtores de Disco).
Fabricantes e operadoras de
telefonia móvel têm lançado
aparelhos abastecidos com músicas de artistas como Cláudia
Leitte, Jota Quest e Madonna.
No Brasil, a pirataria pela internet já supera o comércio físico ilegal, afirma Rosa. "Considerando o crescimento do mercado de computadores pessoais
nos últimos três anos, em conjunto com o incremento da
oferta de conexões à internet
por banda larga, temos a mais
absoluta certeza de que a pirataria por internet é, em muito,
superior à de CDs e DVDs no
Brasil."
Rosa não acredita na extinção do CD, mas considera ser
clara a atual predileção do consumidor pelo comércio digital.
"O mercado físico vai continuar
existindo, mas o digital vai
crescer cada vez mais, com
ofertas de música em variados
formatos", conclui.
(RC)
Texto Anterior: Reportagem de capa: "Guerra" leva volume de discos às alturas Próximo Texto: Entrevista: "Quem vai morrer, logo, logo, é o MP3" Índice
|