São Paulo, quarta-feira, 25 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HORA DA CRIAÇÃO

Pouco espaço limita serviço, mas a construção de páginas é simples; editor oferece modelos prontos

GeoCities é bom para usuários iniciantes

BRUNO GARATTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

Antes de se cadastrar em um serviço de construção de páginas, é fundamental analisar seus termos de utilização.
Sites hospedados no GeoCities, por exemplo, não podem ter áreas protegidas por senha nem espaço publicitário vendido por seu criador, elementos importantes para quem faz uma página comercial.
Além disso, a quantidade de espaço oferecida também esconde uma limitação. O usuário conta com 15 Mbytes, que podem ser insuficientes para sites com muitas páginas ou arquivos audiovisuais.
Costuma ser fácil superar esse problema: basta abrir outra(s) conta(s) no mesmo serviço para conseguir mais espaço. Mas o GeoCities não permite esse truque: o contrato de uso proíbe criar várias contas para guardar um mesmo site ou hospedar páginas sobre o mesmo assunto.
Essas restrições e a simplicidade do construtor de páginas oferecido pelo GeoCities tornam o serviço ideal para quem deseja fazer um site pessoal ou familiar sem grandes recursos.
Criar páginas é fácil: basta escolher um dos modelos oferecidos e configurá-lo de acordo com a sua preferência, acrescentando textos e imagens.
Em troca do serviço gratuito, o GeoCities exige que as páginas do site exibam um banner (quadro publicitário) no canto superior direito da tela. Ele é discreto e pode ser fechado pelos visitantes do site, mas também pode interferir no visual de algumas páginas.
Há uma compensação: o criador do site pode colocar um atalho para o comunicador pessoal "Yahoo! Messenger" nesse banner. Clicando nele, os visitantes que tiverem esse programa instalado poderão falar com o dono da página imediatamente.
O serviço oferece algumas opções de conteúdo grátis para incrementar as páginas, como notícias em português ou um quadro com a previsão do tempo em várias cidades.
Inserir esses elementos no site é fácil, mas o contador de visitantes fornecido é bem confuso: além de não receber orientação suficiente sobre como ativar o recurso, o usuário não pode usar o construtor do GeoCities para editar páginas que tenham o contador.
Quem prefere montar suas páginas com programas específicos (leia texto na pág. F8) também pode usar o GeoCities: o serviço aceita páginas enviadas por FTP.
Outro destaque é o ótimo gerenciador de arquivos, que ajuda muito: em vez de montar suas páginas uma por uma, o usuário pode copiá-las e alterar apenas seus textos e figuras.
A produção é toda on-line, como acontece nos demais hospedeiros que oferecem sistema de edição de páginas. Para fazer a produção off-line, é preciso usar programas específicos.

FICHA TÉCNICA

http://br.geocities.yahoo.com
Espaço: 15 Mbytes
Recursos: construtor de páginas simples, mas limitado


Texto Anterior: GeoCities foi um dos pioneiros
Próximo Texto: Tripod deixa criar três sites simultaneamente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.