São Paulo, quarta-feira, 25 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reportagem de capa

Portais oferecem cardápio personalizável

AO GOSTO DO FREGUÊS - Usuários determinam o que querem ou não ficar sabendo e acessam on-line o conteúdo escolhido

DA REPORTAGEM LOCAL

Depois das newsletters e dos programas leitores que precisavam ser baixados e instalados na máquina, a entrega personalizada de notícias ingressa em um novo modo: on-line.
Com uma conta de internet em um grande portal como o Google, o MSN ou o Yahoo! ou em sites que oferecem serviços do gênero, como o Bloglines, o FeedBurner ou o Netvibes, o usuário pode criar uma página na qual serão entregues as atualizações de seus sites favoritos, dispensando-o da ronda diária pelos sites de que mais gosta.
Os serviços, gratuitos, funcionam baseados em uma tecnologia que permite a atualização automática das fontes selecionadas. Trata-se de um conjunto de regras chamado XML, cujo propósito é tornar mais fácil a propagação de conteúdos por diversos sistemas de gerenciamento de informações, principalmente aqueles baseados na internet.
É por meio do XML que conteúdos em formatos como o Atom ou o popular RSS -sigla, em inglês, para distribuição verdadeiramente simples- conseguem sair de um site e aparecer em outro.
Os serviços que fazem esse trâmite podem receber diferentes nomes, como feeders (alimentadores, pois abastecem os painéis noticiosos), readers (leitores, pois exibem a seleção do que o usuário demonstrou ter interesse em ler) ou agregadores, por reunirem em um mesmo espaço conteúdos provenientes de diferentes fontes.
(MB)


Texto Anterior: Entrega em domicílio
Próximo Texto: Truques e cuidados ajudam a tirar melhor proveito da leitura de notícias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.