São Paulo, quarta-feira, 25 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Truques e cuidados ajudam a tirar melhor proveito da leitura de notícias

DA REPORTAGEM LOCAL
A escolha de um serviço de entrega on-line de notícias depende mais do gosto do usuário do que de qualquer outra coisa (veja opções ao lado).
Isso porque um mesmo agregador é compatível com todos os sites com atualizações via RSS ou Atom. Ou seja, se um site entrega para um, entrega para todos.
Por isso, quando se trata de ter algum problema, o mais comum é descobrir que aquele autor ou assunto de que você tanto gosta simplesmente não conta com um site capaz de enviar atualizações automáticas.
Essa chateação pode ser contornada em alguns casos, embora dê um pouco mais de trabalho. Suponha que você seja fã dos Rolling Stones, mas o site da banda não ofereça RSS -para saber o que acontece, é preciso visitar a página da banda regularmente.
Em um site de busca de notícias como o Yahoo! News (www.yahoo.com/news) ou o Google News (www.google.com/news), digite "Rolling Stones" no campo de pesquisa e observe, na página de resultados, o ícone de RSS. No Yahoo!, estará dentro de uma caixa intitulada "Get updates"; no Google, estará na lateral esquerda da página.
Ao clicar, é apresentada ao usuário a opção de receber os resultados de buscas automáticas de notícias sobre a banda. O truque, no entanto, funciona melhor com termos estrangeiros -a pesquisa por palavras em português não foi bem-sucedida.

Alternativos
Se, em vez de entrar em um site, você preferir receber uma compilação por e-mail, há ao menos dois sites que oferecem esses serviços: FeedBurner (www.feedburner.com) e FeedBlitz (www.feedblitz.com). Procure seus ícones nos sites que costuma ler, abra uma conta e ative a opção de entrega por e-mail.
Outra pedida é a leitura de notícias dentro de um programa de mensagens instantâneas. A oferta é do Anothr (www.anothr.com), que exibe as novidades em janelas abertas nos comunicadores Google Talk, MSN Messenger e Skype. Antes que você se aflija ao ser bombardeado com um monte de alertas, escolha bem sobre quais assuntos ou sites deseja ser avisado.
Fazer uma peneira cuidadosa é uma dica que vale para qualquer serviço agregador. Do contrário, fica impossível dar conta da avalanche de atualizações que chegam a todo instante.
(MB)


Texto Anterior: Reportagem de capa: Portais oferecem cardápio personalizável
Próximo Texto: Escolha o seu
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.