São Paulo, quarta-feira, 25 de abril de 2007

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RSS muda o consumo de notícias

DA REPORTAGEM LOCAL

O envio de notícias por RSS abriu uma nova frente para o jornalismo, provocando mudanças na maneira como as pessoas acessam e absorvem informações.
"Essa tecnologia mudou drasticamente a maneira como ávidos usuários de internet lêem o noticiário", concluiu um estudo da empresa de pesquisa em comunicação e internet Bivings Group (www.bivings.com).
O grupo norte-americano apresentou, no final do ano passado, um estudo sobre como os principais jornais dos EUA têm usado a rede mundial.
Das 100 publicações analisadas, 76 ofereciam envio de notícias por RSS. O recurso só perde em popularidade para a publicação de blogs, presente em 80 dos sites pesquisados. Entre os demais itens, estavam o uso de vídeos on-line, podcasts, chats e comentários.
Outra conclusão foi que o uso de RSS pelos jornais segue uma receita. Nenhum deles envia propaganda pelo sistema nem oferece textos na íntegra, forçando os leitores mais curiosos a visitar seus sites para saber do restante.

Perfil
A aposta faz sentido: os leitores de RSS são uma audiência mais afoita por notícia do que a de leitores comuns.
A constatação foi feita pela Nielsen/NetRatings, que em 2005 verificou que quem usa RSS visita uma média diária de 10,6 sites de notícias, enquanto quem não usa recorre a apenas 3,4 sites.
Quem recebe noticiários sob medida também faz visitas mais freqüentes: três vezes mais do que os demais leitores.
Curioso é que, entre os que utilizam sistemas de entrega de notícias, 83% disseram não saber que eram usuários de RSS .
De acordo com a Nielsen/NetRatings, isso se explica devido à interface amigável e à maneira como os agregadores de informação se misturam ao resto do conteúdo das páginas pessoais.
(MB)


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