São Paulo, quarta-feira, 25 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reportagem de capa

Serviço se expande para as comunidades

ANTENADOS - Redes sociais como MySpace e Live Spaces também criam formas para deixar comunidade sempre atualizada

DA REPORTAGEM LOCAL

O que nasceu para dar vazão a notícias já está servindo também para espalhar fofocas.
Na semana passada, a comunidade Live Spaces (spaces.live.com), da Microsoft, colocou no ar uma ferramenta que permite que seus membros fiquem sabendo quais foram as últimas novidades colocadas pelos demais, como textos e fotos. Em sua página, o usuário é avisado sobre as últimas páginas pessoais a sofrerem atualizações .
O recurso integra um pacote de novidades lançado pela Microsoft na semana passada e ao qual a Folha teve acesso com exclusividade. Trata-se de uma seqüência de lançamentos -alguns a princípio não estarão disponíveis no Brasil- que deve se prolongar até o final deste ano.
A troca de recados (scraps), os alertas sobre aniversários e o envio de mensagens em formato rich text estão entre as novidades.
Em breve, os usuários poderão também utilizar uma série de miniferramentas (widgets), terreno em que se sobressai o mecanismo mais surpreendente: a Live Spaces exibirá canais com conteúdo atualizado de outras comunidades, como as rivais Orkut, do Google, e MySpace, da News Corp.
O primeiro site social a se integrar a esse pretensioso plano da rede da Microsoft é o LinkedIn, voltado à troca de contatos profissionais. Há parcerias também com o site Pandora, de criação de rádios em streaming e, possivelmente, com a LastFM, que também oferece conteúdo do gênero.
Segundo Moz Hussein, responsável pelo gerenciamento dos serviços on-line da empresa, a Live Spaces pretende criar mecanismos para que seja possível reunir todos os seus amigos on-line, não importa em qual sistema social eles estejam.
Em entrevista à Folha, ele deu mostras de que a integração entre plataformas também será mais ampla. O caderno de endereços do Hotmail será atualizado automaticamente quando um contato publicar mudanças de telefone ou de endereço, enquanto um sistema fará sugestões de assuntos que estão na ordem do dia para os blogueiros em busca de assuntos sobre os quais escrever.
Efeito dominó
A jogada de usar as próprias páginas para abraçar concorrentes também foi feita pelo agregador Netvibes.
Com a proposta de permitir que seus usuários criem não só sites personalizados mas também portais inteiros, o Netvibes Universe, como foi chamado, aglutina novidades oriundas de sites como o Flickr e o MySpace.
Este último também colocou suas mangas de fora na semana passada, ao apresentar um leitor de notícias composto por 300 categorias de assunto e acessível por meio da página pessoal de cada membro.
Entre os parceiros dessa empreitada, estão nomes de peso como CBS, CNN Money, Forbes.com, LATimes.com, Newsweek, Sports Illustrated, Time, USA Today e WashingtonPost.com.
Palma da mão
Donos do smartphone BlackBerry, da Research in Motion, ganharam uma nova porta para entrar no mundo do RSS. O NewsGator Go, versão móvel do agregador NewsGator (US$ 29,95 ou versão grátis para teste, em www.newsgator.com)comporta até 500 fontes noticiosas.
(MB)


Texto Anterior: RSS muda o consumo de notícias
Próximo Texto: Leitores organizam a web 2.0
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.