São Paulo, quarta-feira, 25 de abril de 2007

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Microsoft e Adobe invadem terras alheias

CONCORRÊNCIA - No mesmo dia em que Adobe mostra alternativa ao Windows Media Player, Microsoft lança opção ao Flash

GUSTAVO VILLAS BOAS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Adobe avança no mercado de vídeos e lançará um tocador de filmes para micros, o Adobe Media Player (AMP). O programa deve competir com o Windows Media Player -líder do segmento-, da Microsoft.
O anúncio da novidade foi feito na segunda-feira da semana passada, mesmo dia em que a Microsoft revelou seu concorrente para o onipresente Flash Player, da Adobe (ver box).
O AMP vai ser baseado no micro, ou seja, tocará filmes mesmo quando desconectado da rede, mas terá integração com a internet. O tocador vai buscar, fazer download e atualizar a programação de canais on-line e usar um ranking de filmes baseado na classificação de usuários para facilitar a busca por novidades. Além disso, servirá para gerenciar os filmes no computador.
O tocador vai ter capacidade para vídeos de alta definição, utilizando download ou transmissão direta pela internet.
A Adobe reservou ainda características para atrair os produtores. O AMP vai poder exibir conteúdo protegido e terá diversas opções para a inserção de propaganda nos programas.
O trunfo da produtora para popularizar sua iniciativa é que ela é baseada no formato FLV (Flash Video). Graças a sites como o YouTube, que o utilizam, o FLV se tornou o principal tipo de arquivo do universo em expansão do vídeo na internet.
A Adobe vai colocar uma versão beta até o meio do ano no site labs.adobe.com/wiki/index.php/Media-Player. O lançamento do programa está previsto para até o final deste ano.



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