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GERAÇÃO SUPERLIGADA
Mais conectividade e desempenho são
as armas dos novos videogames, apresentados
ao mundo na semana passada, quando foi realizada
nos Estados Unidos a E3, maior feira do setor
THÉO AZEVEDO
ENVIADO ESPECIAL A LOS ANGELES
As cartas estão na mesa. A Sony,
a Microsoft e a Nintendo revelaram seus consoles para a próxima
geração de videogames durante a
E3 2005, maior feira de entretenimento eletrônico do mundo, que
foi realizada na semana passada
em Los Angeles. O PlayStation 3,
o Xbox 360 e o Nintendo Revolution vão ditar o ritmo de uma indústria que movimentou mais de
US$ 10 bilhões no ano passado.
Mais de 70 mil pessoas de 79
países foram ao Los Angeles Convention Center conferir e experimentar os mais de 5.000 produtos
apresentados. Nada mais justo
para um setor do entretenimento
que tem importância comparável
à da indústria de Hollywood e já é
visto como uma forma de cultura
ou mesmo de arte.
A associação entre jogos e diversão puramente infantil é coisa do
passado: hoje, a média de idade
do jogador é de 30 anos, e 19% dos
americanos de mais de 50 anos já
jogaram videogame, segundo a
ESA (Entertainment Software Association), entidade que organiza
a E3 (sigla em inglês para Feira de
Entretenimento Eletrônico)
Em suma, diversão digital é coisa séria. Will Wright, o homem
que está por trás de The Sims, demonstrou isso com Spore, seu
próximo projeto para PC, que traz
o conceito de jogo mais megalomaníaco de todos os tempos: trata-se de um simulador de vidas
que começa em nível celular e vai
até as galáxias.
Os planos para a nova geração
de consoles estão longe de serem
modestos. A Microsoft espera
conquistar a marca de 1 bilhão de
usuários para o Xbox 360. Já o
PlayStation 3, além de trazer o poderoso processador Cell, abusa da
conectividade, com capacidade
para até sete joysticks. Usuários
do Revolution poderão baixar jogos da Nintendo criados nos últimos 20 anos.
Mas os "antigos" mostraram
que ainda têm lenha para queimar: Shadow of Colossus, para
PlayStation 2, chamou a atenção
na E3, enquanto o novo Zelda, intitulado Twilight Princess, foi um
dos destaques no GameCube. O
Xbox, por sua vez, apresentou a
sua versão de Half-Life 2.
Enquanto isso, o PC comemorou uma safra invejável de títulos,
formada por Quake 4, F.E.A.R.,
Age of Empires 3, Rise of Nations:
Rise of Legends e outros prováveis futuros campeões de vendas.
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