São Paulo, quarta-feira, 25 de maio de 2005

Próximo Texto | Índice

GERAÇÃO SUPERLIGADA

Mais conectividade e desempenho são as armas dos novos videogames, apresentados ao mundo na semana passada, quando foi realizada nos Estados Unidos a E3, maior feira do setor

THÉO AZEVEDO
ENVIADO ESPECIAL A LOS ANGELES

As cartas estão na mesa. A Sony, a Microsoft e a Nintendo revelaram seus consoles para a próxima geração de videogames durante a E3 2005, maior feira de entretenimento eletrônico do mundo, que foi realizada na semana passada em Los Angeles. O PlayStation 3, o Xbox 360 e o Nintendo Revolution vão ditar o ritmo de uma indústria que movimentou mais de US$ 10 bilhões no ano passado.
Mais de 70 mil pessoas de 79 países foram ao Los Angeles Convention Center conferir e experimentar os mais de 5.000 produtos apresentados. Nada mais justo para um setor do entretenimento que tem importância comparável à da indústria de Hollywood e já é visto como uma forma de cultura ou mesmo de arte.
A associação entre jogos e diversão puramente infantil é coisa do passado: hoje, a média de idade do jogador é de 30 anos, e 19% dos americanos de mais de 50 anos já jogaram videogame, segundo a ESA (Entertainment Software Association), entidade que organiza a E3 (sigla em inglês para Feira de Entretenimento Eletrônico)
Em suma, diversão digital é coisa séria. Will Wright, o homem que está por trás de The Sims, demonstrou isso com Spore, seu próximo projeto para PC, que traz o conceito de jogo mais megalomaníaco de todos os tempos: trata-se de um simulador de vidas que começa em nível celular e vai até as galáxias.
Os planos para a nova geração de consoles estão longe de serem modestos. A Microsoft espera conquistar a marca de 1 bilhão de usuários para o Xbox 360. Já o PlayStation 3, além de trazer o poderoso processador Cell, abusa da conectividade, com capacidade para até sete joysticks. Usuários do Revolution poderão baixar jogos da Nintendo criados nos últimos 20 anos.
Mas os "antigos" mostraram que ainda têm lenha para queimar: Shadow of Colossus, para PlayStation 2, chamou a atenção na E3, enquanto o novo Zelda, intitulado Twilight Princess, foi um dos destaques no GameCube. O Xbox, por sua vez, apresentou a sua versão de Half-Life 2.
Enquanto isso, o PC comemorou uma safra invejável de títulos, formada por Quake 4, F.E.A.R., Age of Empires 3, Rise of Nations: Rise of Legends e outros prováveis futuros campeões de vendas.


Próximo Texto: E3: Consoles se aproximam do micro e da TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.