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E3
Multimídias, videogames têm disco rígido removível, acesso à internet e são compatíveis com sistemas de comunicação sem fio
Consoles se aproximam do micro e da TV
DO ENVIADO ESPECIAL
A nova geração de videogames
se aproxima como nunca dos
computadores, não somente no
que diz respeito ao recurso multijogador mas também em termos
de conectividade, transformando
o console em uma verdadeira estação de entretenimento multimídia, que vai muito além do jogo.
Na parte frontal, o Xbox 360,
único dos novos consoles que estava à mostra para os visitantes da
E3 2005, tem três entradas USB e
um receptor infravermelho para
controle remoto universal. O console poderá ser conectado ao PC
para reproduzir músicas e vídeos
contidos no micro.
O PlayStation 3, que chegará no
ano que vem, promete o maior
número de portas: suporta até sete joysticks via bluetooth (padrão
de transmissão sem fio de dados).
Há seis entradas USB e vários modelos de cartão de memória. Para
completar, o PS3 pode ser ligado
simultaneamente a duas TVs de
alta resolução.
A mídia do PlayStation 3 será o
Blu-ray, disco cuja capacidade de
armazenamento é seis vezes
maior que a de um DVD. O console da Sony também aceita CD-ROM, CD-R/W, DVD, DVD-ROM, DVD-R e DVD+R.
O disco rígido interno do Xbox
360 tem capacidade para armazenar 20 Gbytes, espaço suficiente
para guardar vídeos, músicas e
"saves", arquivos que gravam o
progresso do jogador nos games.
O disco rígido é removível, sendo possível transportá-lo e inseri-lo em outro Xbox 360. Com o passar do tempo, a Microsoft deve
lançar discos rígidos com mais capacidade de armazenamento.
Na feira houve comentários sobre a possibilidade de a Microsoft
lançar kits com teclado e mouse
para o Xbox 360, mas isso ainda
não foi confirmado oficialmente.
A Nintendo, que sempre utilizou mídias próprias em seus consoles, finalmente cedeu e, no Revolution, optou pelo DVD -mas
nada foi revelado sobre a possibilidade de ver filmes no console.
Geração on-line
A Xbox Live, rede on-line do
console, oferece mais que combates entre vários usuários: o jogador poderá criar um perfil com as
suas características e encontrar
outros usuários com os quais se
identifique. Em outras palavras,
um novato em determinado game facilmente pode achar alguém
do mesmo nível para se divertir.
Além disso, uma vez na rede, o
jogador poderá acessar novos
conteúdos para os jogos do Xbox
360. Até mesmo compras on-line
poderão ser efetuadas com o comando do joystick.
Ken Kutaragi, presidente da
Sony Computer Entertainment,
classificou o PlayStation 3 como
um "supercomputador" para o
entretenimento. O console permitirá chat de vídeo e internet de
alta velocidade, com recursos para som, foto e vídeo.
Em termos de conectividade, o
PlayStation 3 vai servir como um
ponto para acesso à internet via
tecnologia Wi-Fi.
Outro tabu quebrado pela Nintendo foi em relação ao suporte
on-line: além de conexão Wi-Fi, o
Revolution vai ter uma rede gratuita semelhante à Xbox Live, para partidas multijogador.
Contudo, o aspecto mais interessante do novo console da fabricante japonesa, pelo menos para
os nostálgicos, é que, por meio
desse serviço, será possível baixar
todos os jogos criados pela Nintendo em 20 anos de história, o
que abrange os consoles Nintendo Entertainment System (NES),
Super Nintendo e Nintendo 64.
São estratégias adotadas por
Microsoft, Sony e Nintendo para
modernizar seus videogames e
atrair um público ainda mais
abrangente, em lugar de se preocuparem somente com os jogadores fanáticos.
Em suma, gente que pode até
aceitar utilizar jogos eletrônicos,
desde que consiga fazê-lo de forma mais confortável, em frente à
TV e com um sistema mais amigável que o computador.
(THÉO AZEVEDO)
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