São Paulo, quarta-feira, 25 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRIMÓRDIOS DA REDE

Pioneiro pretendia abandonar a rede

FERNANDO BADÔ
DA REPORTAGEM LOCAL

Um dos pioneiros da internet brasileira, Aleksandar Mandic, 52, participou do lançamento dos serviços gratuitos de acesso à rede: "Ninguém entendia. Era um conceito". Com um repertório de frases de efeito, ele ofereceu seu ponto de vista sobre o surgimento da rede no país.
 

Folha - Onde aconteceu seu primeiro contato com a internet?
Mandic -
Aqui no Brasil, em 1992. Veja, faz mais de dez anos. Nós criamos um link UUCP com velocidade de 9.600 [bytes por segundo] para fazer o e-mail Mandic e o Mundo. E sem ambiente gráfico.

Folha - Além de feia, era lenta.
Mandic -
Era a internet como ela nasceu. Quando uma criança nasce, ela não tem dente, não tem cabelo, mas não quer dizer que será banguela ou careca para sempre.

Folha - Quando nasceu o provedor Mandic?
Mandic -
Em 1990. Era BBS [versão pré-histórica dos fóruns de hoje, com alguns outros serviços] e ambiente texto. Em 1992, lançamos o primeiro e-mail brasileiro e, em 25 de agosto de 1995, fomos o primeiro provedor a entrar no ar. Claro, sei que fomos o primeiro por uma questão de horas. No outro dia já havia 800 no ar.

Folha - Quando você vendeu a Mandic?
Mandic -
Em 1999. Nesse ano, quando começou de fato a loucura da internet, eu vendi a empresa. Na verdade, a Impsat queria comprar a qualquer custo. Então eu saí e prometi nunca mais trabalhar com internet.

Folha - Por quanto tempo você manteve a promessa?
Mandic
Dois meses depois eu ajudei a fundar o iG.

Folha - Como surgiu o iG?
Mandic -
De um bate-papo com o Henrique Neves [presidente da Brasil Telecom na época] . Ele me perguntou se eu faria outro provedor. Respondi que sim, mas gratuito. Expliquei as razões, que, creio, era o que ele queria ouvir, e a partir daí nasceu o iG.


Texto Anterior: Acesso: Provedores baixam preços e ampliam opções para o usuário
Próximo Texto: Investimento: "A internet é uma página virada"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.