|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
INTERNAUTAS
Brasileiros marcam presença em sites e programas on-line
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Boa parte dos milhões de internautas brasileiros pode ser definida por um adjetivo em inglês:
"early adopter".
O termo identifica aqueles que
aderem a novas tecnologias de
forma rápida, pessoas que não titubeiam na hora de testar novos
serviços ou programas.
Exemplos dessa vocação não
faltam. O Brasil é o segundo país
onde mais se usa o comunicador
MSN Messenger. "Há um crescimento absurdo aqui. Nos últimos
três anos, nós crescemos mais de
1.000%" comemora Marcos Swarowsky, gerente de marketing do
MSN Brasil (www.msn.com.br).
Para Swarowsky, que também é
responsável pelos serviços de
e-mail e de blogs do portal no Brasil, "os brasileiros adotam mais
rapidamente as novas tecnologias
mundiais".
O ICQ, principal concorrente
do Messenger, já reinou entre os
usuários brasileiros, mas foi vítima dessa sede por novidades.
"O Brasil é definitivamente uma
das regiões em que nós vemos rápida adoção de novas tendências.
Notamos que os usuários mudam
para algo novo assim que uma
opção aparece", diz Ronen Arad,
diretor de produtos do ICQ
(www.icq.com).
Na rede de relacionamentos Orkut (www.orkut.com), os brasileiros deram outra demonstração
de sua forte presença on-line.
Lançado no início de 2004, o
serviço criado pela equipe do buscador Google ganhou popularidade entre os brasileiros rapidamente. Em agosto do mesmo ano,
mais de 50% dos usuários da rede
se identificavam como brasileiros. Atualmente, essa porcentagem é de praticamente 70%.
No início desta década, o site
Fotolog.net também recebeu um
número expressivo de brazucas.
O álbum virtual de fotos chegou a
ter mais de 200 mil usuários "made in Brazil".
Como não tinha estrutura para
abrigar novos álbuns, a empresa
passou a cobrar US$ 5 para novos
cadastros e limitou o horário para
o acesso de brasileiros ao site.
Atualmente, as restrições acabaram e 407 mil álbuns pertencem aos brasileiros -número superior ao de chilenos (122 mil) e
ao de norte-americanos (106 mil),
que vêm a seguir.
Os blogs foram outro caso de
tecnologia rapidamente adotada
no país.
O sucesso por aqui foi tanto
que, além de uma versão em português do serviço Blogger.com,
os principais portais nacionais
lançaram versões de diário virtual. A maioria deles já conta com
alguns milhares de usuários.
(JB)
Texto Anterior: Via modem - Quem? Eu?: Virginiana romântica e espiritualizada procura Próximo Texto: Romance: Pioneiros do bate-papo estão juntos há dez anos Índice
|