São Paulo, quarta-feira, 25 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERNAUTAS

Brasileiros marcam presença em sites e programas on-line

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Boa parte dos milhões de internautas brasileiros pode ser definida por um adjetivo em inglês: "early adopter".
O termo identifica aqueles que aderem a novas tecnologias de forma rápida, pessoas que não titubeiam na hora de testar novos serviços ou programas.
Exemplos dessa vocação não faltam. O Brasil é o segundo país onde mais se usa o comunicador MSN Messenger. "Há um crescimento absurdo aqui. Nos últimos três anos, nós crescemos mais de 1.000%" comemora Marcos Swarowsky, gerente de marketing do MSN Brasil (www.msn.com.br).
Para Swarowsky, que também é responsável pelos serviços de e-mail e de blogs do portal no Brasil, "os brasileiros adotam mais rapidamente as novas tecnologias mundiais".
O ICQ, principal concorrente do Messenger, já reinou entre os usuários brasileiros, mas foi vítima dessa sede por novidades.
"O Brasil é definitivamente uma das regiões em que nós vemos rápida adoção de novas tendências. Notamos que os usuários mudam para algo novo assim que uma opção aparece", diz Ronen Arad, diretor de produtos do ICQ (www.icq.com).
Na rede de relacionamentos Orkut (www.orkut.com), os brasileiros deram outra demonstração de sua forte presença on-line.
Lançado no início de 2004, o serviço criado pela equipe do buscador Google ganhou popularidade entre os brasileiros rapidamente. Em agosto do mesmo ano, mais de 50% dos usuários da rede se identificavam como brasileiros. Atualmente, essa porcentagem é de praticamente 70%.
No início desta década, o site Fotolog.net também recebeu um número expressivo de brazucas. O álbum virtual de fotos chegou a ter mais de 200 mil usuários "made in Brazil".
Como não tinha estrutura para abrigar novos álbuns, a empresa passou a cobrar US$ 5 para novos cadastros e limitou o horário para o acesso de brasileiros ao site.
Atualmente, as restrições acabaram e 407 mil álbuns pertencem aos brasileiros -número superior ao de chilenos (122 mil) e ao de norte-americanos (106 mil), que vêm a seguir.
Os blogs foram outro caso de tecnologia rapidamente adotada no país.
O sucesso por aqui foi tanto que, além de uma versão em português do serviço Blogger.com, os principais portais nacionais lançaram versões de diário virtual. A maioria deles já conta com alguns milhares de usuários. (JB)


Texto Anterior: Via modem - Quem? Eu?: Virginiana romântica e espiritualizada procura
Próximo Texto: Romance: Pioneiros do bate-papo estão juntos há dez anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.