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GAMES
Rede viabilizou partidas coletivas
THÉO AZEVEDO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Tão logo a rede mundial foi liberada para a exploração comercial
no Brasil, os jogos eletrônicos
passaram a figurar entre os assuntos prediletos dos internautas.
Dez anos depois, a jogatina via
internet tornou-se popular e
competitiva a ponto de fomentar
o surgimento do esporte eletrônico e dos ciberatletas, jogadores
profissionais que disputam prêmios milionários em torneios pelo mundo. O
que dizer, então, dos MMOG
(Massive Multiplayer On-line Games) e seus milhares de jogadores
simultâneos?
Em meados da década de 90, os
vagarosos modems trabalhavam
nos downloads de versões de demonstração dos games (ou "shareware", como eram mais conhecidas na época).
Antes da rede, a principal opção
para fazer uma avaliação prévia
dos jogos eram revistas com CDs
encartados ou mesmo os disquetes. Com a popularização da internet, tudo ficou mais simples.
Aliás, essa facilidade vale não só
para as demos (programas em
versão para demonstração) mas
também para o acesso à informação: sites passaram a funcionar
como veículos de comunicação
especializados em games, trazendo notícias, dicas e análises.
Mas não apenas os games de orçamentos milionários obtiveram
sucesso na web. A democracia da
rede abriu espaço para os webgames, aqueles joguinhos que rodam direto pela internet, sem exigir instalação.
Esses webgames, aparentemente simples, são responsáveis pelo
entretenimento casual de internautas do mundo inteiro.
Vantagens
Aos poucos, as produtoras de
jogos foram percebendo as vantagens oferecidas pela internet e
passaram a distribuir pela rede
atualizações para seus games.
Outra febre estimulada pela internet são os mods, arquivos que
personalizam ou reformulam games já existentes. Counter-Strike,
mod para Half-Life e jogo de ação
on-line mais popular do mundo, é
o exemplo mais célebre.
Com o passar do tempo, aconteceu o inevitável: comunidades de
jogadores se formaram, com fóruns, listas de discussão etc. Daí
para o surgimento dos clãs (equipes de jogadores) foi um passo.
A internet também passou a ser
utilizada para disseminar a pirataria de programas, inclusive de
jogos. Entretanto, pesando prós e
contras, é indiscutível a importância da rede no Brasil para a comunidade de jogadores, tanto
promovendo a democratização
da informação quanto facilitando
a integração entre os usuários de
games.
Théo Azevedo é editor do site
www.theogames.com.br
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