São Paulo, quarta-feira, 25 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Site propõe comércio de votos na rede

DA REPORTAGEM LOCAL

Se você acha que os políticos são todos iguais, por que não vender seu voto a algum deles? Foi essa a idéia do estudante universitário James Baumgartner, que criou um site para intermediar o comércio de votos entre eleitores, candidatos e empresas.
Até a semana passada, os americanos que visitassem o endereço www.voteauction.com poderiam leiloar seus votos para a eleição presidencial. Isso só seria possível graças à legislação eleitoral vigente em muitas cidades dos EUA, que permitem a votação pelo correio.
Segundo o criador do site, o preço médio de cada voto era de US$ 15.
O que começou como uma brincadeira passou a atrair a atenção de promotores e associações dos EUA, que consideraram o site ilegal. Depois de ser fechado por ordem judicial em agosto, o site foi novamente desativado neste final de semana.
Baumgartner vendeu a página para um empresário austríaco e afirma que tudo não passou de "sátira política". Ele abriu um outro site para explicar o caso (www.election4sale.com) e promete esquecer o comércio de votos: "Não tenho mais nada a ver com isso", diz.
O site já foi reaberto: o novo endereço é www.vote-auction.com.
(BG)


Texto Anterior: TSE afirma que processo da urna é "transparente"
Próximo Texto: EUA testam votação on line
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.