São Paulo, quarta-feira, 25 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA testam votação on line

DA REPORTAGEM LOCAL

Nos Estados Unidos, alguns eleitores já poderão votar pela Internet nas eleições presidenciais do dia 7 de novembro. Os votos enviados pela rede, no entanto, não serão computados: o objetivo é avaliar a segurança e a eficiência do sistema. Os testes serão realizados no Arizona e em duas regiões da Califórnia.
"Estamos tomando todas as medidas de segurança que seriam adotadas em uma votação tradicional", afirma Warren Whitney, vice-secretário estadual do Arizona. Como o teste on line será o primeiro em eleições de grande porte, os eleitores só poderão participar via Internet usando os PCs instalados em locais de votação.
Os EUA já organizaram duas eleições primárias on line, em que os membros do Partido da Reforma (www.reformparty.org) e do Partido Democrata do Arizona (www.azdem.org) puderam escolher os candidatos à Presidência de seus respectivos partidos.
Além disso, internautas de todo o mundo votaram on line nos diretores da Icann (www.icann.org), entidade que coordena a adoção de tecnologias e a criação de endereços na rede. (BG)


Texto Anterior: Site propõe comércio de votos na rede
Próximo Texto: Agenda: Programe-se com o auxílio do guia virtual da cidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.