UOL


São Paulo, quarta-feira, 26 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Usuários aprovam simplicidade

FREE LANCE PARA A FOLHA

Conhecida por opinar sobre todo o tipo de assunto, a comunidade blogueira é incisiva ao defender suas próprias qualidades. Para alguns usuários de blogs, a autopublicação permite considerar os diários virtuais uma ferramenta revolucionária.
"O blog é uma revolução, pois facilitou a formação de uma nova geração de formadores de opinião", afirma Manoel Fernandes Neto, 40, editor da revista Nova-E (www.novae.inf.br).
"É um espaço de mídia gratuito, com um sistema de publicação muito simples e extremamente democrático", completa Daniela Abade, 31, editora do blog Mundo Perfeito. O consultor Hernani Dimantas, 42, do site Marketing Hacker (www.marketinghacker.com.br), emenda: "A maior contribuição foi dar a qualquer pessoa conectada a possibilidade de publicar na rede".
"Nos blogs, todos falam e ouvem livremente, num diálogo coletivo e anárquico. Ninguém detém o controle do fluxo de informações e o conhecimento é compartilhado gratuitamente", acrescenta Rossana Fischer, 35, do blog Wumanity. "O blogging é um elemento de democratização da internet pela possibilidade de inclusão social e discussão de idéias", comemora João Pedro Sartori Filho, editor do Guia de Blogs (www.sobresites.com/blog).
Denis Dias, 27, do Concatenum.com, levanta outro ponto. "Nos dois anos e meio em que mantenho meu blog, percebi que fiquei mais observador, mais crítico e sempre disposto a um debate. Tudo, qualquer tema, pode render uma mensagem."
"Ao contrário do que muita gente preconceituosa pensa, um blog não é necessariamente um diário. Um blog é o que o dono dele quiser", resume a escritora Clarah Averbuck, 23. (AM)


Texto Anterior: Confira seleção com 50 diários brasileiros
Próximo Texto: Novidade é vista com ceticismo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.