UOL


São Paulo, quarta-feira, 26 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba como se candidatar a voluntário ou oferecer seus serviços profissionais remunerados a ONGs

Empresas e pessoas físicas podem ajudar

DA REPORTAGEM LOCAL

As organizações não-governamentais, responsáveis por grande parte das iniciativas de inclusão digital, têm de captar recursos constantemente para patrocinar as escolas. Algumas ONGs aceitam apenas trabalhos de voluntários. Outras remuneram os profissionais.
Empresas interessadas em fazer doações em dinheiro para ONGs que trabalham com inclusão digital devem procurar os respectivos sites e checar como podem colaborar.
O Comitê para a Democratização da Informática (CDI), por exemplo, aceita computadores Pentium que estejam funcionando. Não precisam vir com programas. Há outras formas de ajudar financeiramente no site (www.cdi.org.br).
No Projeto Aprendiz (www.aprendiz.org.br), o equipamento mínimo é um Pentium II. No site, clique no item Voluntariado (no canto inferior do lado esquerdo da tela). A página explica como acontece o recrutamento e a seleção de quem deseja trabalhar no desenvolvimento da educação. Os interessados podem preencher cadastro na página e enviar e-mail para o endereço voluntariado@ uol.com.br.
Para trabalhar remuneradamente na Garagem Digital, por exemplo, é preciso entrar em contato com a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente (www.fundabrinq.org.br). A entidade recebe currículos e faz a seleção. Porém, até o fechamento desta edição, uma mensagem acusava que não havia vagas disponíveis.
Na Meninos do Morumbi (www.meninosdomorumbi.org.br), os mais de 60 profissionais que prestam serviços para a entidade são remunerados. Muitos dos que lá trabalham foram formados na própria entidade. Segundo Flavio Pimenta, presidente da ONG, o trabalho de voluntariado é feito quando há palestras. Nesse caso, profissionais de áreas específicas são convidados a participar de seminários para relatar suas experiências.
No Instituto Ayrton Senna (senna.globo.com/institutoayrtonsenna), por exemplo, é preciso clicar no item Fale conosco e em perguntas mais frequentes. O interessado encontra no primeiro item explicações para colaborar com o instituto.
Na Abrinq, clique em Como participar. Se acessar o item Programas e Projetos, vai encontrar o Adotei um Sorriso, que aceita trabalho voluntário. (MARIJÔ ZILVETI)


Texto Anterior: Crianças aliam curso de informática a cotidiano
Próximo Texto: Dia da Inclusão Digital é via rede
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.