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Crianças aliam curso de
informática a cotidiano
DA REPORTAGEM LOCAL
Pela manhã, Gustavo Rival dos
Santos, 15, vai à escola estadual
onde cursa o primeiro ano do ensino médio. Raquel Ferreira Silva,
15, tem o mesmo cotidiano. À tarde, os dois se encontram em uma
sala onde aprendem a digitar suas
lições de casa e a usar um editor
de textos. Gostam de ouvir músicas pela rede e acompanhar as notícias de seus times.
Esses dois adolescentes fazem
parte de um grupo da Associação
Comunitária Monte Azul (na zona sul de São Paulo), que oferece a
crianças de 14 a 18 anos cursos de
informática gratuitos como módulo complementar a outras atividades, entre elas marcenaria e reciclagem de papel.
O curso de informática e cidadania tem duração de um ano e a
carga horária é de duas horas semanais. Os alunos passam a tarde
ou a manhã na escola, almoçam e
lancham. Uma das aulas de informática é livre, para baixar músicas da rede, escutá-las ou jogar games on-line.
Em outra região da zona sul de
São Paulo, Leandro Andrade, 17,
cursa o terceiro ano do ensino
médio, também em um colégio
estadual, pela manhã. Fabio Paschoale, 16, está no segundo ano do
ensino médio e segue a mesma
rotina. À tarde, ambos se encontram na Garagem Digital da ONG
Meninos do Morumbi, onde acabam de iniciar o segundo projeto.
Lá vão aprender a mexer com
programas para editar textos, elaborar cálculos em planilhas e criar
sites com programas sofisticados.
Do primeiro projeto da Garagem saíram 86 alunos com as
mesmas habilidades. Três deles se
transformaram em monitores e
trabalham hoje remuneradamente, durante a tarde, para orientar a
segunda turma.
Uma das monitoras está cursando o primeiro ano de uma faculdade de computação. Conseguiu uma bolsa parcial e com parte de seu salário, consegue pagar
seu curso universitário.
O projeto da Garagem Digital
será implementado também no
Centro Profissional de Adolescentes, em Itaquera (zona leste de
São Paulo), com 120 alunos, em
parceria com a Abrinq e a ONG
Cidade Aprendiz.
(MZ)
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