São Paulo, quarta-feira, 26 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Widgets disseminam trailers de filmes


Página do site de "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal"


DA REDAÇÃO

Para a promoção viral de seus filmes, estúdios de cinema estão usando miniprogramas (conhecidos como widgets) para que os trailers sejam divulgados de forma mais rápida e vistos por mais gente. A idéia é que as pessoas coloquem o programinha em seus blogs e perfis de redes sociais e o espalhem para os amigos usando serviços como Digg e del.icio.us.
Desde a semana passada, a Paramount está oferecendo um widget para exibir o segundo trailer de "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal" (www.indianajones.com), previsto para ser lançado em maio. Para turbinar o viral, um prêmio: os dois fãs que o distribuírem para mais gente ganharão viagens para a estréia mundial do filme.
As visualizações do primeiro trailer, lançado em fevereiro, passaram dos milhões, e a expectativa, por conta do widget, é que o segundo se espalhe ainda mais rapidamente. A primeira vez que o estúdio usou os miniaplicativos no lançamento de filmes foi com "Cloverfield", lançado em fevereiro.
A mesma ferramenta está sendo usada na divulgação de "Leatherheads" (www.leatherheadsmovie.com), filme produzido pela Universal que chega aos cinemas brasileiros em maio.
Os widgets foram criados pela Clearspring, empresa que também criou um miniaplicativo para a comédia "The Love Guru", de Mike Myers (o mesmo que fez "Austin Powers"). Ele ficou hospedado na página do protagonista Guru Maurice Pitka no MySpace.
Outros estúdios também estão usando widgets para promover seus filmes: a Warner Bros. colocou links para compartilhamento de trechos do épico "10.000 A.C." e da comédia "Titio Noel"; "Superbad", da Sony, e a animação "Horton e o Mundo dos Quem!", da Fox, foram divulgados com ferramenta semelhante.
"Eu acho que os estúdios estão empolgados com os widgets devido àquele boca-a-boca de que Hollywood sempre está correndo atrás", disse Peggy Fry, vice-presidente de vendas da Clearspring, à Reuters. "Se você pensar bem, o widget é a versão digital do boca-a-boca."


Com a Reuters


Texto Anterior: Transparência: Blogs fazem campanha por ética em anúncios
Próximo Texto: Gigantes brigam pela publicidade
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.