São Paulo, quarta-feira, 26 de abril de 2000


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EQUIPAMENTO
Líder mundial em programas para computador usa nova estratégia para rivalizar com o Palm
Microsoft investe em micros de mão

das agências internacionais

O PalmPilot, que detém 70% do mercado de micros de mão, acaba de ganhar um concorrente de peso. A Microsoft, líder mundial em programas de computador -hoje ameaçada por uma possível divisão a ser ordenada pela Justiça norte-americana-, e mais três fabricantes uniram forças e estão apostando milhões de dólares para disputar a liderança com a Palm Computing.
O Pocket PC, lançado na semana passada, representa a terceira tentativa de a Microsoft ganhar força nesse mercado.
Desta vez, a empresa acredita que com seus parceiros Casio, Compaq e Hewlett-Packard vai conseguir oferecer ao consumidor um aparelho que vai deixar o Palm a ver navios.
Os novos micros de mão funcionam como organizadores de compromissos e agenda e ainda tocam música, gravam sons, dão saldo bancário e surfam pela Internet. Além das funções de agenda, calendário, calculadora e bloco de notas, o Pocket PC terá uma versão enxuta do navegador "Internet Explorer", leitor de e-book, gravador de voz e o "Windows Media Player" para música e vídeo.
Os modelos da Compaq, Hewlett-Packard e Casio sairão de fábrica com acessórios e suporte para conexões sem fio à Internet, além de capacidade de armazenamento de dados.
Com preço variando entre US$ 499 e US$ 599, os Pocket PCs estão entre os mais caros micros de mão que podem ser sincronizados com computadores pessoais.
O preço ainda está um pouco acima do normal, mas estamos oferecendo mais funcionalidade", disse o presidente da Microsoft, Steve Ballmer.
Os executivos da empresa acreditam que o diferencial do Pocket PC é poder ser usado com muitos programas simultaneamente.
O usuário pode, por exemplo, ouvir música no formato MP3, assistir a um videoclipe, jogar um game e procurar um número de telefone ao mesmo tempo.
A 3Com -que criou recentemente a divisão Palm para cuidar exclusivamente do produto- não anunciou planos para melhorar sua linha de Palms e respectivos programas.
Isso pode ser considerado um problema sério, uma vez que outras empresas de equipamentos dessa categoria estão fundindo seus modelos a toca-MP3, a pagers e a celulares. "A Palm deveria estar apavorada", disse Michael Gartenberg, analista-sênior do instituto de pesquisas Gartner Group.

Estratégia de marketing
Por enquanto o preço é salgado, mas a estratégia da Microsoft e parceiros é conseguir baixar o preço do Pocket PC a US$ 200 e atrair uma audiência maior que os atuais aficionados por aparelhos portáteis.
Cobrando menos pelo produto, o quarteto conseguiria bater no líder Palm, cujos produtos começam na faixa dos US$ 150. Reduzir o preço, no entanto, não será fácil. Um Pocket PC tem custos mais altos, uma vez que vem com mais funções e tela colorida e alguns games instalados.
Mas a Microsoft está determinada e já bolou algumas estratégias. Uma delas é oferecer o produto com desconto na compra de impressoras jato de tinta ou micros da HP e Compaq.
Outro plano inclui oferecer o produto com desconto a clientes que fazem assinaturas de um serviço pagando um preço fixo -a mesma estratégia usada por empresas de telefonia móvel. Há empresas interessadas em vender conteúdo a US$ 10 mensais.


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