|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
ONIPRESENTE
Cobertura de eventos se espalha pela rede mundial de computadores, que disputa público com a TV convencional
Celulares e internet terão a Copa ao vivo
DA FRANCE PRESSE
Os fãs de futebol em todos os
continentes poderão acompanhar a Copa do Mundo deste ano
em plataformas e em lugares que
não eram nem imaginados há
uma década. As mais recentes tecnologias digitais -celulares com
TV, internet e televisões de alta
definição com imagem cristalina- disputam um pedaço da
programação.
O evento será um marco para as
novas mídias digitais, segundo os
empresários participantes da feira
de conteúdos multimídia e de entretenimento digital MipTV Featuring Milia, realizada em Cannes
(França) no início deste mês. A
Copa, acreditam, fará pela TV digital e pelos celulares com TV o
que a transmissão ao vivo do concerto mundial de rock Live 8 fez
pela internet.
No dia do festival, 175 mil vídeos
foram acessados simultaneamente por internautas de 160 países.
Nas seis semanas seguintes, 90
milhões de internetespectadores
acessaram o site da America Online para assistir aos vídeos, que ficaram disponíveis na rede.
"Isso mostrou que a TV na internet tem potencial para ser um
meio de entretenimento em massa", afirmou Jonathan Miller, presidente da AOL.
Assim, os fanáticos pelo esporte
precisam estar atentos. Não haverá apenas cobertura ao vivo de todas as partidas da Copa no Yahoo!, parceiro da Fifa.
"Pela primeira vez na história,
até mesmo pessoas nas partes
mais remotas do planeta, mas
com acesso à internet, poderão se
conectar e assistir ao evento esportivo mais popular do mundo",
disse o vice-presidente de mídia e
comunicações do Yahoo! Europa,
Jon Gibsy.
As operadoras de telefone celular também estão se preparando
para o evento. Em qualquer lugar,
os fãs de futebol poderão acompanhar as últimas notícias e muitos outros poderão também assistir a partidas ao vivo em seus aparelhos a caminho do trabalho ou
durante o dia.
As empresas T-Mobile, da Alemanha, e Virgin Mobile, do Reino
Unido, anunciaram planos para
transmitir todas as partidas ao vivo para seus clientes. A gigante
sul-africana MTN está adicionando conteúdo exclusivo sobre a
Copa do Mundo para seus assinantes -o MTNLoaded. A Vodafone, a maior rede de telefones
móveis do mundo, também trará
cobertura esportiva ao vivo para
seus assinantes.
Assistir a documentários e filmes no enorme aparelho de TV
de casa será sempre melhor, mas
as operadores de celulares acreditam que "notícias, Copa do Mundo e Jogos Olímpicos, o público
quer assistir ao vivo (no seu telefone celular)", como disse, em
Cannes, Takeshi Natsuno, diretor
da gigante japonesa NTT Docomo que liderou as investidas da
empresa nos novos meios de comunicação.
Operadores da Coréia do Sul
também esperam aumento do
uso dos celulares durante a Copa,
e mesmo nos EUA, onde o futebol
não é popular, deve haver boa audiência, acreditam empresários.
Na internet, o Yahoo!, que opera o site oficial da Fifa desde 2001,
também prepara novidades. "Vamos oferecer diversas maneiras
de as pessoas interagirem nas partidas", disse Jon Gibsy.
O site, que recebe 400 milhões
de usuários diferentes por mês,
lançará uma nova versão do serviço de comentários ao vivo em texto, Matchcast, que poderá ser
acessado por meio dos celulares.
O sistema estará disponível em
inglês, em alemão, em francês, em
espanhol, em italiano e em português e informações e comentários
de todos os jogos do Mundial.
Tradução de Gustavo Petró
Texto Anterior: Onipresente Próximo Texto: Portais preparam cobertura exclusiva Índice
|