São Paulo, quarta-feira, 26 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONIPRESENTE

Cobertura de eventos se espalha pela rede mundial de computadores, que disputa público com a TV convencional

Celulares e internet terão a Copa ao vivo

DA FRANCE PRESSE

Os fãs de futebol em todos os continentes poderão acompanhar a Copa do Mundo deste ano em plataformas e em lugares que não eram nem imaginados há uma década. As mais recentes tecnologias digitais -celulares com TV, internet e televisões de alta definição com imagem cristalina- disputam um pedaço da programação.
O evento será um marco para as novas mídias digitais, segundo os empresários participantes da feira de conteúdos multimídia e de entretenimento digital MipTV Featuring Milia, realizada em Cannes (França) no início deste mês. A Copa, acreditam, fará pela TV digital e pelos celulares com TV o que a transmissão ao vivo do concerto mundial de rock Live 8 fez pela internet.
No dia do festival, 175 mil vídeos foram acessados simultaneamente por internautas de 160 países. Nas seis semanas seguintes, 90 milhões de internetespectadores acessaram o site da America Online para assistir aos vídeos, que ficaram disponíveis na rede.
"Isso mostrou que a TV na internet tem potencial para ser um meio de entretenimento em massa", afirmou Jonathan Miller, presidente da AOL.
Assim, os fanáticos pelo esporte precisam estar atentos. Não haverá apenas cobertura ao vivo de todas as partidas da Copa no Yahoo!, parceiro da Fifa.
"Pela primeira vez na história, até mesmo pessoas nas partes mais remotas do planeta, mas com acesso à internet, poderão se conectar e assistir ao evento esportivo mais popular do mundo", disse o vice-presidente de mídia e comunicações do Yahoo! Europa, Jon Gibsy.
As operadoras de telefone celular também estão se preparando para o evento. Em qualquer lugar, os fãs de futebol poderão acompanhar as últimas notícias e muitos outros poderão também assistir a partidas ao vivo em seus aparelhos a caminho do trabalho ou durante o dia.
As empresas T-Mobile, da Alemanha, e Virgin Mobile, do Reino Unido, anunciaram planos para transmitir todas as partidas ao vivo para seus clientes. A gigante sul-africana MTN está adicionando conteúdo exclusivo sobre a Copa do Mundo para seus assinantes -o MTNLoaded. A Vodafone, a maior rede de telefones móveis do mundo, também trará cobertura esportiva ao vivo para seus assinantes.
Assistir a documentários e filmes no enorme aparelho de TV de casa será sempre melhor, mas as operadores de celulares acreditam que "notícias, Copa do Mundo e Jogos Olímpicos, o público quer assistir ao vivo (no seu telefone celular)", como disse, em Cannes, Takeshi Natsuno, diretor da gigante japonesa NTT Docomo que liderou as investidas da empresa nos novos meios de comunicação.
Operadores da Coréia do Sul também esperam aumento do uso dos celulares durante a Copa, e mesmo nos EUA, onde o futebol não é popular, deve haver boa audiência, acreditam empresários.
Na internet, o Yahoo!, que opera o site oficial da Fifa desde 2001, também prepara novidades. "Vamos oferecer diversas maneiras de as pessoas interagirem nas partidas", disse Jon Gibsy.
O site, que recebe 400 milhões de usuários diferentes por mês, lançará uma nova versão do serviço de comentários ao vivo em texto, Matchcast, que poderá ser acessado por meio dos celulares. O sistema estará disponível em inglês, em alemão, em francês, em espanhol, em italiano e em português e informações e comentários de todos os jogos do Mundial.


Tradução de Gustavo Petró

Texto Anterior: Onipresente
Próximo Texto: Portais preparam cobertura exclusiva
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.