São Paulo, quarta-feira, 26 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Portais preparam cobertura exclusiva

DA REPORTAGEM LOCAL

Quem não pode parar de trabalhar para acompanhar as partidas da Copa do Mundo terá a internet como grande aliada. Os principais portais de conteúdo preparam coberturas amplas de cada rodada da competição e vídeos exclusivos do cotidiano da seleção brasileira. E sites que armazenam vídeos servem como depósitos de gols e jogadas marcantes.
Braço on-line da TV Globo, o Globo Media Center (gmc.globo.com) terá versões on-line de reportagens e de vídeos exibidos pela emissora. Os assinantes do Globo.com poderão ver conteúdo exclusivo e com boa qualidade de imagem. Já quem visitar o iG (www.ig.com.br) encontrará entrevistas no formato videochat, que permite interação entre os internautas e os convidados.
A TV UOL (esporte.uol.com.br/copa/2006/tv) também aposta em uma farta programação em vídeo. Além de mostrar gols de todos os jogos da Copa, o portal terá como correspondente especial o jornalista Juca Kfouri, colunista da Folha, que apresentará um programa, escreverá em seu blog e também fará um podcast -show de rádio com distribuição on-line.
O Terra (esportes.terra.com.br/futebol/copa2006) é outro portal que investiu em uma cobertura exclusiva, com enviados especiais e a transmissão diária do programa "Copa 2006 TV".
Outra fonte de vídeos e de informações é o Yahoo! (fifaworldcup.yahoo.com), que fez parceria com a Fifa para ser o site oficial da Copa. Entre as atrações de destaque do site, estão vídeos especiais com grandes técnicos e jogadores de edições antigas do torneio.

Acesso restrito
Apesar do aumento da oferta de conteúdo em vídeo on-line, a qualidade das transmissões ainda não evoluiu o suficiente para deixar a internet em pé de igualdade com a TV. Quem é assinante de algum provedor de conteúdo e usa conexão de banda larga à internet, entretanto, pode assistir a videoclipes com imagens razoavelmente nítidas e bom som.
Já quem acessa apenas a programação gratuita encontra vídeos com baixa resolução, impossíveis de serem vistos em tela cheia.
Sites que guardam e exibem vídeos digitais viraram febre na internet. Bom para quem aprecia futebol. Com pouco esforço, em serviços como o YouTube.com e o Google Video (video.google.com), é possível assistir a gols e a jogadas marcantes. Basta usar os sistemas de busca das páginas ou então navegar nas seções dedicadas a esporte para encontrar gravações de partidas do presente e do passado. (JB)


Texto Anterior: Onipresente: Celulares e internet terão a Copa ao vivo
Próximo Texto: Cresce consumo de vídeos pela rede na Europa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.