São Paulo, quarta-feira, 26 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Privacidade é discussão mundial

DA REPORTAGEM LOCAL

Vários tópicos têm alimentado a discussão sobre privacidade eletrônica na Europa e nos Estados Unidos.
Congressistas e advogados discutem até que ponto a privacidade dos internautas pode estar ameaçada por iniciativas de espionagem governamental e por sistemas de monitoramento.
No início de julho, a França decidiu investigar a possível existência do Echelon, sistema de interceptação de e-mails, telefonemas e fax internacionais que teria sido desenvolvido pela Inglaterra e pelos EUA a partir da Segunda Guerra Mundial.
Logo em seguida, o FBI (agência de investigação do governo americano) admitiu ter construído um programa para monitoramento e interceptação de e-mails, o Carnivore, que pode ser conectado aos sistemas dos provedores de acesso à Internet.
Na Inglaterra, o governo tenta aprovar uma lei que permita o grampo em comunicações eletrônicas sem mandado judicial. A lei está sendo discutida no Parlamento inglês e, se for aprovada, entrará em vigor no final do ano.
A pressão contra a utilização abusiva de cookies (arquivos que são enviados por sites e podem ser utilizados para monitorar a navegação na Internet) também aumenta após a descoberta de que o governo dos EUA utilizava cookies em alguns de seus sites.
Após protestos de grupos que defendem a privacidade na rede, a Casa Branca desativou o recurso.


Texto Anterior: Segurança: Brasil fica fora de lista para receber soft de criptografia
Próximo Texto: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Transforme sons WAV em Midi
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.