São Paulo, quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Próximo Texto | Índice

Realidade aumentada

A mistura entre o real e o virtual está prestes a fazer parte do seu dia a dia; saiba mais sobre essa tecnologia

Rafael Hupsel/Folha Imagem
Mulher mostra marcador à câmera, em um exemplo de realidade aumentada indireta

AMANDA DEMETRIO
DA REPORTAGEM LOCAL

A invasão começou e você precisa se preparar. Não, não estamos falando de nada perigoso, e sim de objetos virtuais, que estão colocando o pé no mundo concreto por meio da realidade aumentada -uma técnica que mistura elementos virtuais com reais.
O jeito mais comum (e barato) da técnica é usando uma webcam. Aponta-se a câmera para uma determinada imagem, que funciona como gatilho para um programa projetar um objeto virtual.
O que parece muito mais um filme de ficção científica já está sendo visto em algumas ações publicitárias brasileiras. Mas as aplicações não ficam restritas a esse campo.
Na medicina, por exemplo, está sendo estudada a projeção de raio X em alguns pacientes, para facilitar o trabalho do médico. Na literatura e na educação, a técnica pode melhorar o processo de aprendizado e diminuir a distância dos alunos que aprendem de casa.
Mas os games é que devem tirar grande vantagem da tecnologia, já que ela traz o mundo virtual até você, aprofundando a imersão no jogo.
Nesta edição, saiba como a realidade aumentada está ganhando espaço e confira uma imagem criada exclusivamente para Folha para que você possa ver a tecnologia aplicada na prática.


Próximo Texto: Reportagem de capa: Realidade aumentada une virtual ao real
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.