São Paulo, quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Canal aberto

José Antonio Ramalho - canalaberto@uol.com.br

Saiba como recuperar o cartão de memória

"Tenho um cartão de memória SD que usava como pendrive -já que possuo um leitor de cartão USB. De uma hora para outra, o cartão não está sendo mais reconhecido pelo computador. Como posso recuperar os dados salvos nele?"
PAULO HENRIQUE

Resposta: Verifique primeiro se o problema não é a saída USB ou o leitor de cartões. Teste outros equipamentos e experimente o cartão com problemas em outro micro.
Eliminadas essas hipóteses, o pior pode ter acontecido: seu cartão pode estar queimado. Um indicativo disso é a total falta de detecção dele pelo micro. Nesse caso, infelizmente, não há nada o que ser feito.
Boa parte dos problemas que ocorrem com cartões de memória é originada pela inadequada remoção do produto conectado.
Quando você o encaixa, o sistema operacional "monta" um novo drive, atribuindo uma letra a ele. Para retirar o cartão, o processo de desmontagem deve ser feito seguindo um procedimento que a maioria dos usuários ignora.
Às vezes, existem dados que ainda não foram gravados, arquivos abertos e outras situações que acabam corrompendo a estrutura de pastas do cartão.
Na coluna on-line de 13 de julho deste ano, explico como proceder corretamente para retirar um pendrive sem expô-lo a riscos. Entre no site www.folhasp.com.br, clique no link Informática, em Canal aberto e em seguida em Leia colunas anteriores.
Outra dica: às vezes um cartão funciona em um PC e não é reconhecido em outro. Embora, em teoria, todos devessem funcionar de maneira idêntica em qualquer micro que suporte o padrão USB, podem existir incompatibilidades entre máquinas antigas e cartões de memória de alta capacidade.
A seguir, indico softwares que podem ajudar o leitor a reparar um cartão de memória com problemas na estrutura de pastas ou tentar a recuperação de seu conteúdo.
Um software para fazer a formatação de um cartão pode ser encontrado no site panasonic.jp/support/global/cs/sd/download/sd_formatter.html.
A seguir, estão os links de três programas que podem ser usados para tentar recuperar dados de um pendrive. O primeiro é o Data Doctor, disponível em www.p-dd.com/pen-drive-data-recovery-software.html.
O segundo é o PhotoRecue, disponível em www.imaging-resource.com/SOFT/PHR/PHR.HTM. Ambos são pagos.
O programa Zero Assumption Digital Image Recovery, encontrado em www.z-a-recovery.com/digital-image-recovery.htm possui algumas funcionalidades gratuitas.


Texto Anterior: Software: Pacote gratuito enfrenta o Office
Próximo Texto: Diversão: Tóquio faz grande festa para mundo dos games
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.