São Paulo, quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

comportamento

Vozes do GPS

VIRE À DIREITA - Conheça a locutora Ana Maria Mello, responsável pela voz feminina em português do Brasil de navegadores GPS como o Apontador G7

RAFAEL CAPANEMA
DA REPORTAGEM LOCAL

Indiretamente, ela orienta milhares de motoristas. "Prepare-se para entrar em uma rotatória a 430 metros e pegar a décima à direita." "Entre na próxima curva levemente à esquerda. Depois, entre na próxima curva levemente à direita."
É de Ana Maria Mello, 45, a suave voz feminina em português do Brasil de navegadores GPS como o Apontador G7, além de aparelhos da Sony, da HTC e da LG.
Todas essas marcas usam o software da empresa húngara Nav N Go, cliente da Produlz (www.produlz.com.br), produtora de áudio brasileira.
Formada em jornalismo, Ana Maria é locutora desde 1987 e trabalhou em rádios como Alpha e Capital.
Além dos sistemas de navegação GPS, ela dá voz a eventos, vídeos institucionais, documentários e comerciais de rádio e televisão. Também é ela quem "orienta" clientes de um um shopping center paulistano a retirar e a devolver o cartão de estacionamento.
As gravações para o software de GPS ocorreram em junho de 2007 na sede da Produlz, na zona sul de São Paulo.
Ana Maria gravou um script que tinha numerais, orientações como "vire à esquerda" e unidades de medida.
O software do GPS junta os pedacinhos. Para que as falas montadas soassem mais naturais, Ana Maria gravou algumas expressões e palavras mais de uma vez, com entonações diferentes -assim, elas podem ser usadas no começo, no meio ou no final de uma frase.
A sessão de gravação, que durou cerca de seis horas, gerou mais de 300 arquivos de áudio.
Para preservar seu instrumento de trabalho, Ana Maria faz exercícios vocais diários, parou de fumar e diz ser "90% vegetariana".
Ouça no blog Circuito Integrado (www.folha.com.br/circuitointegrado) as gravações de GPS feitas por ela.
Em tempo: Ana Maria dirige, mas ainda não tem um navegador GPS. "Quero ter um. É uma tecnologia muito útil".


Texto Anterior: No Brasil, diferença se repete
Próximo Texto: Locutora faz piada com mensagens
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.