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Corpo, pés e até mente viram controles de partidas em casa
DA REPORTAGEM LOCAL
Um capacete que lê os estados mentais e reconhece expressões permite que a pessoa
interaja com a máquina pela
força da mente. O Epoc, da
Emotiv, foi destaque na GDC.
Neste ano, a empresa responsável promete colocar a engenhoca nas prateleiras por US$ 299.
Se existem dúvidas quanto à
funcionalidade do apetrecho,
não há quanto à ampliação nos
tipos de controles dos videogames domésticos -a simulação
da realidade ocorre também fora das telas, nos movimentos
dos jogadores.
O multifuncional Wiimote,
que aparece como volante de
automóvel, taco de beisebol e
espada, tem a companhia de
joysticks em forma de instrumentos musicais (Guitar Hero,
Rock Band), câmeras, controles
para os pés.
Os fãs de Guitar Hero, por
exemplo, já esperam um filhote. A produtora Activision patenteou, recentemente, o nome
DJ Hero.
Neste semestre sai também a
versão norte-americana do Balance Board, o controle para os
pés do Wii -que tem, entre os
jogos, aulas de ioga e esqui.
Já a 3DV Systems diz que coloca em breve no mercado a
ZCam, câmera que captura movimentos em três dimensões e
que vai colocar o jogador dentro dos games.
Outra novidade para este ano
é o Darwin, controle da Motus,
semelhante ao Wiimote, mas
para outras plataformas, como
o PC.
(GVB)
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