São Paulo, quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

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Corpo, pés e até mente viram controles de partidas em casa

DA REPORTAGEM LOCAL

Um capacete que lê os estados mentais e reconhece expressões permite que a pessoa interaja com a máquina pela força da mente. O Epoc, da Emotiv, foi destaque na GDC. Neste ano, a empresa responsável promete colocar a engenhoca nas prateleiras por US$ 299.
Se existem dúvidas quanto à funcionalidade do apetrecho, não há quanto à ampliação nos tipos de controles dos videogames domésticos -a simulação da realidade ocorre também fora das telas, nos movimentos dos jogadores.
O multifuncional Wiimote, que aparece como volante de automóvel, taco de beisebol e espada, tem a companhia de joysticks em forma de instrumentos musicais (Guitar Hero, Rock Band), câmeras, controles para os pés.
Os fãs de Guitar Hero, por exemplo, já esperam um filhote. A produtora Activision patenteou, recentemente, o nome DJ Hero.
Neste semestre sai também a versão norte-americana do Balance Board, o controle para os pés do Wii -que tem, entre os jogos, aulas de ioga e esqui.
Já a 3DV Systems diz que coloca em breve no mercado a ZCam, câmera que captura movimentos em três dimensões e que vai colocar o jogador dentro dos games.
Outra novidade para este ano é o Darwin, controle da Motus, semelhante ao Wiimote, mas para outras plataformas, como o PC. (GVB)


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