São Paulo, quarta-feira, 27 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AO VIVO, EM CORES

Há opção de uso gratuito, mas com restrições; comunicadores instantâneos também oferecem função

Portais têm serviço de conversa por vídeo

DA REPORTAGEM LOCAL

Para estabelecer uma conversa com vídeo via internet, você precisará acessar um serviço ou ter instalado no micro um programa que viabilize essa conexão. Os principais portais da internet brasileira oferecem essa função.
No UOL Videopapo (videopapo.uol.com.br), só os assinantes do portal podem criar salas, mas têm o direito de convidar amigos não-assinantes para participar da conversa por vídeo.
No Globo.com o videochat (videochat.globo.com) também é exclusivo para assinantes do portal, que podem criar salas para duas ou mais pessoas.
Quem acessa a internet pelo iG pode usar o videochat gratuito do portal (igvideochat.ig.com.br) em horários determinados, que são de segunda-feira a sexta-feira, das 6h até a meia-noite, e aos sábados, das 6h às 14h. Fora desses horários, é necessário assinar um dos planos, que têm taxas a partir de R$ 7,90 por mês.
Quem tem um Macintosh pode usar o iChat (www.apple.com/ichat). Na primeira utilização, será necessário preencher uma ficha cadastral do serviço.

Comunicadores
Os mais populares comunicadores instantâneos são outra alternativa para viabilizar a conversa de vídeo e voz via internet.
Normalmente o acesso a esse recurso é simples, principalmente se a webcam já estiver instalada no micro.
No Yahoo! Instant Messenger (messenger.yahoo.com), disponível para Windows, Mac OS e Unix, basta clicar na opção webcam, que fica na parte de cima da janela do comunicador, e convidar alguém da lista de contatos para a conversa. Logicamente, a pessoa também precisa ter uma webcam instalada.
Usuários do MSN Messenger, da Microsoft, (messenger.msn.com.br), também entram em uma conversa de vídeo sem problemas. Na janela de contato, clique em Ações, depois escolha Áudio/ Vídeo e, finalmente, clique em Iniciar uma conversa com vídeo e escolha o contato. Ou, se preferir, na janela do próprio contato, clique em webcam.
Vale a pena experimentar o iSpQ Video Chat, com download em www.ispq.com (7,2 Mbytes). O site tem versão em português; o programa, não.
(FERNANDO BADÔ)


Texto Anterior: Ao vivo, em cores
Próximo Texto: Cuidados evitam inconvenientes com webcams
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.