São Paulo, quarta-feira, 27 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cuidados evitam inconvenientes com webcams

DA REPORTAGEM LOCAL

A webcam é um periférico divertido, mas pode ter seu uso desvirtuado por pessoas mal-intencionadas, o que pode causar constrangimento, ofensa ou até mesmo roubo de dados.
O site Cartilha de Segurança (www.nbso.nic.br) alerta para a possibilidade de, sem o usuário perceber, um programa malicioso ser instalado no micro e posicionar webcams de movimentação automática na direção do teclado, gravando e enviando pela rede tudo que foi digitado. Dessa forma, o falsário tem acesso a senhas. A recomendação, no caso, é desligar a webcam quando for acessar sites que exijam digitação de códigos de segurança.
Vale também manter atualizados os programas de segurança, como antivírus, anti-spywares e firewalls.
No caso de menores de idade, os pais devem ficar atentos a que tipo de site os filhos estão acessando, para evitar a entrada em páginas inconvenientes. Um bom lugar para encontrar orientações sobre o assunto na rede é o site Stop-Pedofilia (www.stoppedofilia.net), que é em espanhol.
Caso seja vítima de problemas ou descubra alguma webcam com imagens inapropriadas, denuncie ao Ministério da Justiça pelo e-mail crime.internet@dpf.gov.br
(FB)


Texto Anterior: Ao vivo, em cores: Portais têm serviço de conversa por vídeo
Próximo Texto: Veja os equipamentos básicos do videochat
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.