São Paulo, quarta-feira, 27 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SOFTWARES

Opera 8.0 checa a autenticidade de sites, traz opções para ler textos da internet e pode ser comandado por voz

Navegador alternativo tenta evitar golpes

JULIANO BARRETO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Já está disponível na internet a versão 8.0 do navegador Opera.
Com a intenção de atrair usuários preocupados com as falhas de segurança do Internet Explorer e do Firefox, o programa investiu em funções de proteção a golpes virtuais e reforçou seus bloqueios contra comerciais não desejados e códigos maliciosos.
A estratégia parece estar dando certo. Quatro dias após seu lançamento, o Opera já havia sido baixado 1 milhão de vezes.
Outras novidades relevantes do Opera 8.0 são a tecnologia ERA (Extensible Rendering Architecture), que adapta o tamanho de sites na tela, e as opções para leitura de textos e comandos de voz.
Quem está acostumado ao IE, entretanto, poderá se perder com a aparência confusa do software.
Além de itens comuns, como os botões de navegação e a barra de endereços, há mais três barras para pesquisas em mecanismos de busca. Depois de clicar no botão View (desenho de um óculos), a poluição visual aumenta.
O programa mostra mais uma barra de pesquisas -essa para busca de palavras dentro de um site- e as opções para leitura de textos (ícone do microfone), para bloqueio de imagens (Show Images) e para adaptar o tamanho da tela (Fit to Windows Width).
Embora possa ser baixado gratuitamente (www.opera.com/download), o navegador exibe faixas com propagandas- o que atrapalha ainda mais a visualização de páginas. Para se livrar desse incômodo, é preciso comprar a versão completa, que custa US$ 39 (cerca de R$ 98).
A utilização do recurso Fit to Windows Width também apresenta problemas. Apesar de ser fácil de usar -basta clicar sobre uma lista de percentuais e escolher o tamanho do zoom que será dado sobre a página. O resultado invariavelmente prejudica a leitura. Em outras palavras, mesmo preservando o formato original das fontes, fica difícil ler as manchetes de um portal de notícias com o zoom em 110%.

Segurança
Nos testes realizados pela reportagem, as ferramentas de segurança do Opera 8.0 se comportaram bem. O bloqueador de janelas pop-up e a verificação de certificados se demonstraram eficientes e fáceis de usar. Ambos já vêm pré-configurados e funcionam automaticamente.
Ao acessar uma conta bancária via internet ou outros sites que pedem senhas, uma faixa amarela aparece no topo da página e indica se a página é autêntica.
Ao clicar na faixa, um certificado com informações sobre a origem do site é mostrado. Isso ajuda a evitar que o usuário seja enganado por páginas falsas.

Navegando por voz
As opções de comandos de voz também são fáceis de usar, mas exigem alguns pré-requisitos. Elas só funcionam em sistemas Windows XP ou 2000 e pedem o download de um pacote adicional de cerca de 10 Mbytes, um microfone e um par de alto-falantes.
Antes de usar os comandos, é preciso ir até o menu Tools e clicar sobre Preferences.
Na janela que aparecerá, selecione a opção Voice e escolha Male (para voz masculina) ou Female (para voz feminina). Ao clicar no botão Edit, na mesma janela, uma lista com as palavras para comandar o navegador aparecerá.
Feito isso, basta apertar a tecla Scroll Lock para ativar a função. O Opera 8.0 também é capaz de ler textos de páginas da internet. Basta marcar um trecho com o mouse e apertar a tecla V.


Texto Anterior: Telefone também envia imagem
Próximo Texto: Pacote antivírus será grátis até junho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.