São Paulo, quarta-feira, 27 de abril de 2005

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INTERNET

Função afeta a privacidade

Recurso do Google cria histórico de buscas

DA ASSOCIATED PRESS

O buscador Google (www.google.com) está testando um recurso que permite a cada usuário ver o histórico das pesquisas que realizou. Mas, ao fazer isso, pode estar criando algo tão útil quanto embaraçoso.
Trata-se da função My Search History (labs.google.com). Quem já possui conta do serviço Gmail não precisa fazer cadastro.
Quando o usuário está logado, o Google mostra um relatório detalhado sobre as palavras-chave que foram digitadas.
O serviço permite que o usuário faça login automático, ou seja, o My Search History pode ser aberto sem senha. É possível localizar palavras por data, pois há um calendário integrado. O My Search History também funciona como complemento, ou seja, acrescenta informações sobre pesquisas já feitas aos resultados das consultas feitas no Google.
O Google espera ganhar dinheiro aumentando o número de visitantes a seu site -mais propaganda é exibida, gerando receita.
Mas especialistas em privacidade afirmam que o serviço facilitará a vida de criminosos, detetives e talvez até do governo, pois os dados dos internautas ficarão expostos. "É uma péssima idéia", acusa Pam Dixon, do World Privacy Forum. "Se você precisa consultar o seu histórico, é melhor mantê-lo guardado em um notebook. Há muito mais privacidade e muito menos risco."
Os criadores do Google dizem que seu serviço tem segurança, mas admitem que os usuários de micros compartilhados possam querer evitar o My Search History. "Ele não se presta a quem se esquece de fechar a conta quando termina de usá-lo. É preciso ter bastante "higiene de computador" para usar [o programa]", explica a diretora Marissa Mayer.
Yahoo! (www.yahoo.com), Ask Jeeves (www.askjeeves.com) e A9.com (www.a9.com) oferecem um recurso que dá aos usuários uma visão limitada sobre seus históricos de pesquisa. Mas o Google afirma que seu serviço irá mais fundo. Ele é projetado para guardar os registros por anos, mas o usuário pode excluir itens específicos.
Para alguns, o My Search History terá pouco impacto no mercado. "Eu não acho que ele vá ser muito importante para a pessoa média. A maior parte das pessoas é meio paranóica, então muita gente ficará se perguntando se deve entregar seus dados ao Google", diz a analista Charlene Li, da Forrester Research.


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