São Paulo, quarta-feira, 27 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TESTE USP

Pixma apresenta boa relação custo-benefício e alta qualidade de imagem; máquina pode ser ligada diretamente a câmera

Impressora fotográfica usa 4 cartuchos

CAETANO TRAINA JÚNIOR
ANA PAULA APPEL
ADRIANO ARANTES PATERLINI
ESPECIAL PARA A FOLHA

A impressora Canon Pixma iP3000 é uma máquina que imprime fotos com bom custo-benefício. Ela se baseia na tecnologia Single Ink, utilizando reservatórios separados para cada cor (amarelo, magenta, ciano) e outro para o preto. Essa tecnologia tende a ser mais econômica, pois o usuário só precisa trocar a cor que acabou, evitando o desperdício comum com cartuchos multicor.

Instalação
O processo de instalação pode ser facilmente realizado acompanhando o Guia de Consulta rápida que acompanha a impressora. A conexão ao computador deve ser feita via cabo USB, que não acompanha o produto.
A impressora vem com um cabeçote de impressão separado, que deve ser encaixado no local apropriado. Aconselha-se ter muito cuidado ao manuseá-lo, pois ele é delicado. Cada um dos quatro cartuchos de tinta deve ser encaixado no cabeçote correspondente.

Desempenho
A impressora possui dois sistemas de colocação de papel: o alimentador tradicional na parte superior, com capacidade para 150 folhas de papel comum, e um gaveteiro na parte inferior, que possui um interessante sistema para mudar o tamanho da gaveta conforme o tamanho do papel. A escolha entre as duas fontes pode ser feita tanto automática quanto manualmente.
A impressora é rápida, mas os testes realizados não alcançaram a velocidade de 22 ppm (páginas por minuto), que é prometida pelo fabricante para impressão de caracteres utilizando o cartucho preto. O teste de velocidade foi realizado com diversas formatações, entre elas uma página contendo 1.500 caracteres, espaçamento simples e fonte Times New Roman corpo 12.
Foram impressas, para cada sessão, cinco cópias desse arquivo. A cronometragem do tempo utilizado foi iniciada a partir do momento em que a impressora começou a puxar o papel. A velocidade máxima foi de 15 ppm.
Apesar de diminuir a velocidade de impressão, o recurso de impressão em frente e verso automaticamente é muito interessante. Ele economiza muitas folhas de forma bastante prática e efetiva, eliminando a necessidade de realimentação manual.
A impressão de fotos é de ótima qualidade, mesmo em modos de baixa resolução. Além disso, máquina gera imagens sem bordas.
Com os padrões PictBridge e Bubble Jet Direct, que permitem a conexão direta da câmera digital na impressora, a impressão das fotografias pode dispensar a utilização do micro.

Conclusão
A Pixma é uma máquina dedicada a imprimir fotos com qualidade e com alta performance. O preço médio dos cartuchos originais coloridos é de R$ 37 (são necessários três). O cartucho preto custa R$ 45. Com isso, a impressora Canon Pixma iP3000 confirmou ter um ótimo custo-benefício para a impressão caseira de fotos com alta qualidade.


Caetano Traina Júnior é professor do ICMC-USP. Ana Paula Appel é doutoranda em computação no ICMC-USP. Adriano Arantes Paterlini é graduando em Engenharia de Computação no ICMC/EESC-USP.


Texto Anterior: Internet: Recurso do Google cria histórico de buscas
Próximo Texto: Panorâmica - Celular: Siemens lança modelo compacto para mulheres
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.