São Paulo, quarta-feira, 27 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

canal aberto

José Antonio Ramalho

canalaberto@uol.com.br

Compartilhe seus espaços de trabalho virtuais

Compartilhar dados e arquivos com pessoas do trabalho ou com amigos é algo cada vez mais frequente. O conceito de espaço de trabalho virtual está crescendo com a criação de sites que possibilitam área de armazenamento e acesso para um grupo de usuários.
Um espaço de trabalho é um local on-line em que você pode salvar, acessar e compartilhar documentos e arquivos. É possível usá-lo para agrupar informações relativas a trabalho, escola ou projetos pessoais.
Apostando nesse conceito, a Microsoft criou o Office Live Workspace, que funciona por meio do endereço workspace.office.live.com.
O site oferece 500 Mbytes de armazenamento, o que permite que você salve mais de mil documentos de tamanho médio do Microsoft Office, com até 25 Mbytes cada.

Como usar
Para usar esse serviço, você precisa ter conexão à internet e Windows Live ID. Se você já é usuário do MSN Messenger ou do Hotmail, já tem os requisitos. Caso não tenha, pode criar uma identidade no próprio site.
Embora possa ser usado como um simples disco virtual para armazenar arquivos, o site oferece aos usuários do Office uma nova maneira de trabalhar com seus arquivos. É importante lembrar que, para editar um documento on-line, é necessário usar o pacote Office.
Os arquivos possuem proteção contra vírus. Você controla quem pode ver, comentar e editar os documentos.
Na primeira vez que entrar no site e fornecer Live ID e senha, você deve concordar com os termos de uso.
Na tela de trabalho padrão, você trabalha como se estivesse vendo um outro drive. Você tem os botões Add Documents para fazer o upload de documentos que estão na sua máquina para o espaço de trabalho e os botões Delete e Move para fazer a manutenção do espaço.
O botão New permite criar novos documentos diretamente no espaço de trabalho.

Para compartilhar
Compartilhar é fácil -tudo o que você precisa é do endereço de e-mail de uma pessoa para convidá-la a entrar em seu espaço de trabalho.
Depois de abrir um documento, você decide se as pessoas podem editá-los ou somente revisá-los. Basta digitar o e-mail no campo apropriado para que o destinatário receba o convite. O seu espaço de trabalho pode ser acessado de qualquer computador com internet, por até cem pessoas.
Para editar um documento on-line basta clicar sobre ele. Uma vez aberto, você pode trabalhar normalmente com ele, como se estivesse no programa respectivo do Office.
Se quiser, poderá salvá-lo no site ou no seu micro. O programa funciona apenas para documentos gerados no formato do Office.
Um site similar é o docs.google.com, que oferece um pouco mais de liberdade ao usuário.
Outros sites permitem expandir esse conceito criando áreas de trabalho interativas, que possibilitam interações por bate-papo. Um bom exemplo é o www.drop.io.


Texto Anterior: Eventos on-line: Acontece na internet
Próximo Texto: Guia da foto digital: Saiba como escolher bem sua câmera
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.